Nada Além das Escrituras


Nada Além das Escrituras

Nada Além das Escrituras - O Aconselhamento e a Palavra de Deus

Muitos são os sistemas propostos para compreender o homem e seus problemas. Todos eles convergem em algumas convicções que norteiam suas teorias e procedimentos. Entre elas estão os pressupostos: 1) Não há um Deus Criador e Sustentador do universo; 2) Não há entendimento e reconhecimento da depravação total do homem. As implicações desses dois pressupostos são: por não haver um Deus Criador, o homem resulta de um processo evolutivo e, portanto, não tem nenhuma relação com Deus e nem tem responsabilidades para com Ele. Nesse sentido, não há porque pensar em pecado e, como consequência, não há porque pensar na necessidade de um Salvador e Redentor. Céu e inferno não são realidades sobre as quais ponderar.

Por não considerarem a pessoa de Deus, outra implicação é que não há imperativos morais e, portanto, não há um padrão moral a ser atendido. A compreensão de que o homem está separado de Deus por causa de seus delitos e pecados não são cogitações de uma mente não regenerada (Is 59.2; Ef 2.1 NVI). Tal posicionamento pode até admitir as Escrituras como um livro com registros históricos importantes, mas não como Palavra de Deus, dada por Ele ao povo dEle, por meio de Seus servos (II Pe 1.20,21; Mt 2.15) para apresentar a mensagem da Redenção em Cristo Jesus (Jo 20.30,31).

Se todos os movimentos convergem nesses pontos, eles divergem, na maioria das vezes, em todos os demais, sejam nos pressupostos de cada posição, nas abordagens e nos procedimentos.

Em contraste com essa realidade caótica na qual o mundo está mergulhado, um oceano profundo de trevas, o próprio Deus se apresenta como o manancial de águas vivas (Jr.2.13) para o Seu povo. Ele mesmo deixa um registro acerca de Sua Palavra como sendo ...viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, ... e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração (Hb.4.12).

O rei Davi faz a seguinte afirmação: A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma (Sl 19.7)Ao que é perfeito, portanto, não se acrescenta nada. Além disso, é essa Palavra perfeita que revigora (NVI) a alma e dá sabedoria a quem precisa. Nenhuma posição dentro dessa babel de vozes conflitantes pode fazer isso. Somente as Escrituras cumprem esse papel. Além de revigorar (restaurar) a alma, ela alegra o coração e ilumina os olhos (Sl.19.8). Deus mesmo dá o Seu testemunho acerca de Sua Palavra. As Escrituras não precisam de acréscimo.

Em Nada Além das Escrituras - O Aconselhamento e a Palavra de Deus, cada capítulo foi escrito por um autor diferente, com formação em áreas diferentes, e todos convergem para o mesmo ponto: as Escrituras são suficientes para lidar com todas as questões do coração do homem e são aptas para a salvação, para restaurar, revigorar, alegrar, iluminar, além de encher de sabedoria com o propósito de levar o homem à semelhança do seu Redentor.

I.S.B.N:  978-85-61867-31-7
Edição:  1ª Edição
Número de Páginas:  360
Ano de Publicação:  2018
Título Original:  Totally Sufficient - The Bible and the Christian Counseling

Sobre os Organizadores

Edward E. Hindson é vice-chanceler e deão do Institute of Biblical Studies da Liberty University, na Virginia. Ele detém o título de Mestre em Ciências Humanas pela Trinity Evangelical Divinity School; Mestrado em Teologia pelo Grace Theological Seminary; Douturado em Teologia pela Trinity Graduate School; Doutorado em Ministério pelo Westminster Theological Seminary; Doutorado em Filosofia pela University of South Africa. É autor de inúmeros livros, incluindo o premiado Knowing Jesus Study Bible.

Howard Eyrich é possuidor de quatro títulos acadêmicos de pós-graduação: Mestrado em Divindade pelo Faith Theological Seminary, Mestrado em Teologia pelo Dallas Theological Seminary, Mestrado em Ciências Humanas pela Liberty University, Doutorado em Ministério pela Liberty University. É autor ou coautor de cinco livros e colabora com artigos para o Journal of Biblical Counseling. Lecionou em vários seminários no Japão, Coréia, Austrália, Ucrânia e Nova Zelândia. Dr Eyrich também fez pós-graduação em Gerontologia e escreveu The Christian Handbook on Aging.

Visite NUTRA Publicações

2018 - Todos os direitos Reservados à pedrasvivas.com.br

Todas as imagens aqui veiculadas são de propriedade de pedrasvivas.com.br e sua reprodução é proibida sem as devidas autorizações.

Pedras Vivas - Rua Guacumã, 535 - Vila Califórnia - São Paulo/SP - Brasil - CEP: 03215-020 - TEL: (11) 2912-4937