Home / Recursos / Estudos / Tempo - Parte 2
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
28/08/2012

Tempo - Parte 2Imprimir

TEMPO - PARTE 2

 Na semana passada, nós iniciamos um pensar sobre o tempo. Como ser um bom mordomo do tempo que o Senhor nos dá? Refletimos em algumas questões bastante importantes para a nossa vida e meu desejo é que continuemos nessa jornada esta semana. Que Deus nos abençoe a honrá-Lo com o nosso tempo.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Pv.6.6-11; Ec.9.10

1. Terminamos a nossa semana considerando sobre algumas orientações bíblicas para utilizarmos piedosamente o nosso tempo. Você se recorda quais foram as duas primeiras orientações? Aliste-as. Hoje daremos nossa terceira orientação sobre o uso do tempo: não procrastine. A palavra procrastinação tem a ideia de "transferir para outro dia, deixar para depois, adiar". Um procrastinador é aquele que sempre que tem algo a fazer deixa para depois. Em muitos momentos ele se assemelha a um preguiçoso, pois este busca sempre o momento de descanso e o procrastinador sempre adia aquilo que ele precisa fazer para satisfazer um desejo mais momentâneo, seja esse desejo o descanso ou outra atividade qualquer. Os versos de Pv.6.6-11 descrevem como preguiçoso/procrastinador lida com as questões de sua vida. O preguiçoso/procrastinador sabe que precisa realizar algo, porém, prefere manter a sua posição de conforto, executando aquilo que mais lhe agrada. O autor de Eclesiastes orienta os seus leitores a fazerem tudo o tiverem em suas mãos conforme as suas forças (vd. Ec.9.10). O procrastinador não faz assim. Ele sabe que tem algo a ser feito, deixa para outro momento e depois não executa com excelência. Por quê? Porque, agora, ele não tem tempo. Quando havia tempo ele procrastinou, descansou, negligenciou aquilo que tinha que realizar e agora sofrerá por falta de tempo. Por isso, não procrastine. Não fique deixando para amanhã. Você é alguém que cumpre o deve ou alguém que procrastina? Como você deveria entender a sua procrastinação? Descreva como a procrastinação pode atrapalhar o seu uso do tempo.

Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jo.11.1-57; Sl.15.4

1. Hoje daremos nossa penúltima orientação. A quarta consideração é bastante simples: Não assuma compromissos que você não conseguirá cumprir com excelência. Em outras palavras, aprenda a dizer NÃO. Você em seu dia terá inúmeras sugestões sobre como deverá ocupar a sua agenda. Um amigo fazendo um convite, um parente exigindo uma visita, o cônjuge fazendo algumas cobranças, a empresa requisitando mais dedicação e esforço e muitas outras situações. Para muitas delas você dirá sim e estará certo em fazê-lo. Porém, para muitas você deverá considerar a possibilidade de dizer um NÃO. O Salmista diz que o que habitará no santo monte é aquele que jura e com dano próprio não se retrata, ou seja, aquele que assume um compromisso formal e não volta atrás em sua decisão. Cristo é o nosso Salvador e nosso modelo de vida cristã. Você diria não para ajudar um amigo que está morrendo? Jesus disse! No relato de João 11, vemos claramente que Jesus quando foi a primeira vez chamado para curar Lázaro não foi prontamente. Ou seja, Ele não foi no momento, no tempo em que as irmãs de Lázaro esperavam. Demorou dois dias para ir (vd. Jo.11.6) e isso fez com que as irmãs questionassem o "atraso" de Jesus (vd. Jo.11.21). Cristo tinha outros propósitos com essa situação, mas Ele nos mostra que podemos dizer não quando necessário, sem ter a obrigação de atender ao pedido de outros imediatamente. Quantas vezes você já disse "não" para alguém? É difícil para você dizer "não"? Por quê? Como dizer não auxiliará na sua melhor utilização do tempo? Se uma pessoa nunca diz não, quais áreas da vida dela ela precisará repensar? Descreva.
 
Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE At.20.24; Rm.11.13; I Tm.2.7

1. Nossa última consideração está bastante ligada a questões do propósito da vida. Diria que é uma decorrência dum correto entendimento de qual é a razão do nosso viver. A quinta e última orientação é: Estabeleça as duas prioridades. Prioridades são aquelas área de sua vida que você considera ser mais importante num determinado momento e necessitam de maior investimento de tempo, recursos e esforço. Algumas prioridades podem ser permanentes, outras podem ser variadas. Servir a igreja de Cristo deveria ser uma prioridade permanente, mas desgastar-se com estudos entraria numa prioridade variada, pois não estudarei sempre. Contudo, quando estudar deverá fazer parte das minhas prioridades. Paulo sabia muito claramente qual era o seu propósito de vida e vimos qual era em At.20.24. Entretanto, ele tinha uma missão prioritária que era pregar o evangelho para os gentios e por isso ele mesmo se designa com apóstolo dos gentios (vd. Rm.11.13 e I Tm.2.7). Isso não significa que ele não pregaria a judeus. Muitos pelo contrário, mas ele se tivesse que escolher locais para pregar ele escolheria cidades e localidades gentílicas. Ele tinha um propósito claro e prioridades estabelecidas. Quais são as suas prioridades? Aliste-as. Observe a sua agenda e veja como as suas prioridades têm, de fato, governado o seu uso do tempo. Há a possibilidade de se muda algo em sua agenda para que se encaixe melhor em suas prioridades? Suas prioridades possuem apoio bíblico ou são apenas desejos pessoais?

Sexta-feira

1. Para terminar o nosso pensar sobre o uso do tempo, gostaria de propor algo para você. Estabeleça uma agenda! Coloque todos os dias da semana numa folha, escreva quais são as suas atividades em cada dia, veja onde você tem a possibilidade de aperfeiçoar as suas tarefas, considere se a sua agenda está de acordo com os seus propósitos de vida e prioridades. Dê a sua agenda semana para o seu cônjuge, ou um amigo, ou seu pai para que ele o ajude a verificar se você tem conseguido otimizar o seu tempo e ser um bom mordomo. Depois gaste um tempo orando, pedindo a Deus graça para poder viver como um bom mordomo e não se esqueça das orientações que demos aqui.

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios