Home / Recursos / Estudos / Temor de Homens - Parte 2
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
14/05/2012

Temor de Homens - Parte 2Imprimir

TEMOR DE HOMENS - PARTE 2

 Temor de homens é o assunto que temos meditado. Desejamos concluir nosso breve refletir sobre este assunto nesta semana pensando em como lidar com o temor que identificamos na semana passada. Que Deus nos dê sabedoria neste processo. Somente Deus seja louvado!

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Dt.4.10; Sl.34.9,11

1. A grande e maior compreensão que precisamos ter para lidarmos com o nosso temor de homem é viver com temor a Deus. Geralmente pensamos pouco sobre a pessoa de Deus. Conhecemos pouco quem Deus é. O primeiro passo para lutarmos com o nosso temor de homens é aprendermos mais sobre Deus. Na passagem de Dt.4.10 vemos o desejo do Senhor de que o povo de Israel aprendesse a temê-Lo. O mesmo desejo é expresso por Davi no Sl.34.9,11. A pergunta que vem em decorrência é como posso aprender a temer ao Senhor? Inicialmente duas são as ações que você pode ter: estude a Palavra do Senhor e cresça na sua vida de oração ao Senhor. As Escrituras são revelação de Deus. O próprio Deus planejou ser conhecido por meio de Sua Palavra. Se desejarmos conhecer a Deus deveremos nos debruçar sobre a Palavra. A oração é uma ação de devoção e humildade, onde me coloco diante de Deus e expresso à Ele aquilo que se passa em meu coração. Minhas ações de graças, meu louvores, meus agradecimentos, meu reconhecimento do caráter Santo Dele. A oração é o meio que o próprio Deus nos deixou para crescermos um relacionamento com Ele. O quanto você tem utilizado seu dia para conhecer mais a Deus? Qual o seu programa de estudo e leitura da Palavra de Deus? Para começar um, sugiro que você inicie com um estudo dos atributos de Deus. Aliste pelo menos 5 atributos de Deus, defina-os e sustente biblicamente cada uma das suas definições. Disponha de algum tempo depois para orar a Deus e louvá-lo por aquilo que Ele é.

Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Êx.1-15

1. Gostaria de gerar em você o desejo de estudar a Palavra com as lentes do temor do Senhor. Os capítulos de Êxodo que leremos hoje nos auxiliarão a enxergar todo o processo de constatação da realidade da nação, passando pela intervenção divina e culminando com a libertação e adoração. Leia cada capítulo e escreva uma pequena frase que resuma este capítulo. Aliste quais são as reações de Moisés e do povo durante o processo do Êxodo e como eles foram aprendendo a temer a Deus. Em seguida, descreva como os acontecimentos do Êxodo nos ajudam a crescem em conhecimento e temor do Senhor. Temor ao Senhor não se ensina se aprende! Então, bom aprendizado.

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Rs.22.1-28; Is.1.11-15; Lc.18.9-14

1. Quais são as características daqueles que aprenderam a temer a Deus? Gostaria de alistar hoje duas dessas características para que você possa avaliar a sua vida e considerar o quanto você tem temido ao nosso Senhor. 1. Aquele que teme ao Senhor está mais preocupado com o que Deus vê em seu coração do que com aquilo que as pessoas veem em sua aparência.  O povo de Israel se esqueceu de temer a Deus de maneira correta e passou a viver ritualisticamente, cumprindo as festas e as exigências das leis, porém sem que o coração deles estivesse voltado para temer corretamente a Deus (vd. Is.1.11-15). Quando a adoração parte de um coração que teme ao Senhor a atitude é outra. No Evangelho de Lucas temos uma ilustração de uma atitude de temor a Deus e uma de temor a homens (vd. Lc.18.9-14). O fariseu estava preocupado com o exterior, mas o publicano com o seu interior e aquilo que o próprio Deus estava vendo. 2. Ele não se preocupa quando desagrada a pessoas pelo fato de ter agradado a Deus. Um dos personagens bíblicos mais marcantes quando penso nesta questão de temer mais a Deus do que as pessoas é Micaías. Sua história está relatada em I Rs.22.1-28 e ele não abriu mão de amar a Deus para poupar a sua vida. Ele confrontou biblicamente os reis da nação e sua vida terminou numa prisão. Olhando para estas duas características o quanto você pode dizer que você tem crescido em temor ao Senhor?  Aliste quais são as situações mais difíceis para você se posicionar biblicamente e em temor ao Senhor e estabeleça alguns passos que você pode dar para crescer em temor?

Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Gn.12.10-20; Gn.20.1-18; Gn.22.1-19

1. Abraão é um exemplo de homem que aprendeu a temer a Deus. Nos três textos que você leu hoje você pode perceber que em todos, ele tinha que confiar que Deus faria provisão e traria preservação ao seu servo. Perceba que o processo foi doloroso e não ocorreu do dia para a noite. A mudança de uma atitude de temor deverá ser aprendida diariamente e poderá ser exercitada em momentos oportunos. Se você luta com o temor de homens, olhe para o exemplo de Abraão como um exemplo de quem venceu essa grande batalha e desfrutou do conforto e descanso que o Senhor proporciona àqueles que O temem. Que Deus o abençoe ricamente em sua jornada de aprendizado!

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios