Home / Recursos / Estudos / Pureza
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
07/08/2012

PurezaImprimir

PUREZA

 Retornamos as nossas devocionais após um mês de pausa. Nessa nova devocional pensaremos na questão da pureza. Veremos qual é o padrão bíblico estabelecido por Deus a nós. Numa sociedade onde a sexualidade é extremamente valorizada e divulgada o cristão precisa estar constantemente alerta para não pecar nessa área. Contemos com o auxílio do Senhor para compreendermos e aplicarmos a Sua Palavra em nossas vidas.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Tm.4.12; II Tm.2.22; I Pe.1.14-16

1. Manter-se puro em uma sociedade que valoriza o impuro não é um desafio simples. Contudo, este desafio não é um privilégio somente do homem e da mulher contemporâneos. Nas páginas das Escrituras vemos que os servos do Senhor lutaram para se manter puros. As culturas que cercavam a nação de Israel eram imorais e idólatras e as cidades de cultura greco-romana onde as igrejas do primeiro século se desenvolveram, também. Em diversos cultos pagãos havia a prática regular de prostituição. A pureza era um desafio para os cristãos primitivos. Com esse contexto em mente Paulo escreveu para Timóteo em dois momentos distintos para que ele se mantivesse firme como padrão em diversas áreas, inclusive na pureza (vd. I Tm.4.12; II Tm.2.22). O mesmo conselho que Paulo dá a Timóteo serve para cada um de nós - lutemos para conservar a pureza em nossas vidas. Por que devemos manter a pureza em nossa conduta diária? Pedro nos responde esta questão. Em sua carta aos irmãos que estavam dispersos ele os exorta a manterem a santidade. Por qual motivo? Porque o próprio Deus era santo. Se Deus é santo e nós devemos ser santos como Ele é (vd. I Pe.1.14-16). Santo em todas as áreas, inclusive na questão da pureza. Você tem lutado para manter a sua vida pura diante de Deus? Descreva como você tem feito isso.

Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Gn.2.24-3.10

1. A intimidade sexual foi criada pelo próprio Deus, tanto para a procriação da humanidade como para obtenção de prazer santo (vd. Gn.1.28; 2.24,25). Deus estabeleceu os limites para que ocorra o relacionamento sexual - o casamento. Nesse contexto de santidade Adão e Eva olhavam um para a nudez do outro e não tinham vergonha (vd. Gn.2.25). Havia no jardim, antes da queda, uma expressão perfeita de pureza. Entretanto, o pecado corrompeu aquilo que era perfeito e puro em algo, agora, vergonhoso (vd. Gn.3.7). Adão e Eva após pecarem perceberam a nudez um do outro, mas com tal pecaminosidade que fizeram roupas para cobrir as suas intimidades. Aquilo que fora criado puro e perfeito, por causa do pecado, era visto como impuro e vergonhoso. Note que quando Deus perguntou a Adão sobre onde ele estava, Adão responde que porque estava nu, teve medo, e se escondeu. (vd. Gn.3.10). A corrupção da pureza trouxe medo para o homem. O homem agora deve lutar para ter um pensar puro diante de Deus, pois as inclinações pecaminosas do seu coração o conduzirão para longe de Deus e não produzirão a santidade desejada em nossas vidas. Identifique quais são as áreas de maior tentação para você (televisão, revista, internet, trabalho, etc.)? Descreva ações que você pode ter para lutar nesses momentos de maior tentação.

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Ts.4.1-8

1. O pecado que habita em nós. Diante dessa realidade devemos lutar constantemente. Paulo adverte os crentes de Tessalônica para progredirem cada vez mais baseado nas instruções que eles já haviam recebido (vd. I Ts.4.1,2). Com o intuito de tornar ainda mais clara qual a vontade de Deus, que a é a nossa santificação, o apóstolo descreve algumas áreas que devemos ficar atentos: a. abstenção da prostituição; b. possuir o corpo em santificação e honra; c. sem desejo de lascívia; d. sem ofensa ou defraudação (vd. I Ts.4.3-6a). O Senhor deseja que cada um dos seus filhos se santifique. Cresça a cada dia a imagem de Cristo. Isso se dá abstendo-se da impureza (vd. I Ts.4.7). O desprezo a estas verdades é um negligenciar ao próprio Deus (vd. I Ts.4.8). Descreva o que você entende por "possuir o próprio corpo com em santificação e honra"? Você pode dizer que você tem possuído o seu corpo com santidade e honra? Aliste como você tem feito isso.

Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Tt.2.12

1. O apóstolo Paulo escrevendo a Tito diz que a graça de Deus nos ensina a renegar as impiedades e as paixões mundanas e a viver no presente século de modo sensato, justo e piedoso (vd. Tt.2.12). Essa é uma verdade que nos vai de encontro, pois permite que tenhamos vitória sobre os nossos pecados. Nós podemos lutar contra toda a impureza devido a graça do nosso Senhor que nos capacita a abandonar os velhos hábitos mundanos. Não só isso, a graça também nos dá a oportunidade de vivermos corretamente. Olhando para sua vida, como você tem vivido? Sua vida é marcada pela pureza ou pela impureza? Ore a Deus para que você seja sensível ao pecado e pronto para lutar contra ele.

 

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios