Home / Recursos / Estudos / Perfeccionismo - Parte 3
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
26/06/2012

Perfeccionismo - Parte 3Imprimir

PERFECCIONISMO - PARTE 3

 Nesta semana terminaremos nosso pensar sobre o perfeccionismo. Espero que seja útil para o seu desenvolvimento à imagem e semelhança de Cristo. Este não é um manual, antes, é uma tentativa de olhar para as Escrituras e refletir naquilo que ela nos ensina e orienta. Que Deus o abençoe nessa semana.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Mc.10.35-45; Rm.12.3; Fp.2.1-11

1. Ao refletirmos sobre as características do perfeccionista vimos que ele busca o seu próprio reconhecimento mais do que adorar a Deus, pois é arrogante. Um dos primeiros passos para vencermos o perfeccionismo é crescermos em humildade. O Evangelho de Marcos nos relata um momento da vida de Cristo e dos discípulos bastante marcante e que reflete como a humildade é essencial na perspectiva de Cristo. Em Mc.10.35-45 dois dos discípulos de Jesus fazem um pedido, no mínimo ridículo, para Jesus. Eles gostariam de sentar a direita e a esquerda de Cristo na glória (vd. Mc.10.37). Os outros dez discípulos ao ouvirem o pedido dos dois ficaram indignados (vd. Mc.10.41). Jesus, então, ensina uma verdade importante para os doze que é servir ao próximo ao invés de ser servido. Um grande princípio de humildade e abnegação. Foi esse o exemplo do próprio Cristo (vd. Mc.10.45). Paulo demonstra a mesma humildade na vida do nosso Senhor Jesus citando o que talvez fosse um hino de adoração da igreja primitiva. O texto Fp.2.1-11 revela que na luta contra as disputas e conflitos internos, gerados por partidarismos ou vanglória, cada um deveria ser mais humilde. Humilde como? Humilde como Cristo que sendo Deus assumiu a forma humana para morrer na cruz (vd. Fp.2.5-11). O perfeccionista, diferente de Cristo, busca o seu interesse e precisa aprender a ser mais humilde. Primeiramente, aprenda a ter uma visão que convém sobre você. Aliste áreas de sua vida que você julga é limitado. Aliste, também, áreas que você julga ser capaz. Converse com um amigo que confrontará você, se for necessário, sobre essas áreas que você alistou. Reconheça que você é um mero instrumento nas mãos de Deus e que Ele não precisa de você para nada. Em segundo lugar, todas as vezes que você estiver diante de uma situação que você tenderá a agir com arrogância e soberba lembre-se de quem o capacitou para executar a tarefa. Terceiro, estabeleça algumas ações de serviço onde você não falará nada, não dará sugestões, você simplesmente aprenderá a fazer e a servir o próximo. Quarto, ao final ore dando Glória a Deus pela possibilidade de ter usado os talentos que Ele te deu para adorá-Lo (Sugiro a leitura do livro Humildade, C. J. Mahaney, Editora Fiel).

Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE At.15.1-5; 18.26

1. Vimos como o perfeccionista é alguém solitário e os motivos que o levam a viver neste mundo de solidão, autoimposta. Nem mesmo Deus é solitário. Descreva como podemos ver que o próprio Deus mantém relacionamentos. Descreva quais as implicações desta perspectiva de Deus para o seu dia-a-dia. Aliste textos bíblicos onde os relacionamentos foram fundamentais para o desenvolvimento e crescimento em santidade e piedade nas Escrituras. Estabeleça o alvo de desenvolver ou aprofundar ao menos três relacionamentos nos próximos seis meses (tenho um amigo ou conselheiro próximo para cobrar o seu progresso nesta área). Busque pessoas que sejam mais capacitadas do que você nas áreas que você e mais limitado e aprenda com elas. Foi exatamente isso que Paulo fez com Timóteo (vd. At.15.1-5). Paulo olhou para vida de Timóteo e desejou que ele caminhasse ao seu lado. O mesmo fez Áqüila e Priscila com Apolo (vd. At.18.26).

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jn.1-4

1. Diante da realidade de um novo desafio, o perfeccionista só fará se ele conseguir controlar tudo a sua volta do contrário, ele desistirá. Um atributo de Deus que o perfeccionista deve estudar é sobre a Soberania de Deus. Leia o livro de Jonas e aliste quais são as mudanças de planos que ocorrem durante a história e como Deus lida Jonas. Que verdade Jonas precisa aprender? Que pecados estão associados com a vida de Jonas? De que maneira Deus repreende o seu profeta? Como você se assemelha a Jonas? Descreva o que você deve aprender sobre mudanças de agenda? Aliste os passos que você dará para começar e terminar uma tarefa que lhe foi conferida a fazer para honrar a Deus e não os seus próprios interesses. Quando iniciar uma nova tarefa, estabeleça "um amigo mais chegado que irmão" que posso cobrá-lo sobre: o motivo para fazer esta tarefa, os seus pensamentos arrogantes durante a tarefa, e a permanência na tarefa. Um encorajamento: ao final da tarefa, prepara-se para as críticas! Elas virão. Jonas criticou a Deus, não se esqueça disso.

Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Mt.22.34-40; Lc.6.31

1.  Como vimos bastante nas semanas anteriores, o perfeccionista é alguém pronto para duas coisas: receber elogios e criticar. Ele, porém, é tardio para duas coisas: elogiar a outros e ser manso. Um bom propósito para um perfeccionista é aprenda amar o próximo. Foi exatamente isso que Jesus ensinou no texto de Mt.22.34-40 quando questionado sobre quais eram os grandes mandamentos da Bíblia. Ame a Deus e ame ao próximo. Como você gostaria de ser tratado, aja da mesma maneira com o outro (vd. Lc.6.31). Não se torne um bajulador, mas esteja pronto para elogiar e não criticar. Faça isso com sua esposa, seus filhos, amigos e irmãos da igreja. Ao fazer, porém, não espere receber nada em troca. Você está fazendo isso porque realmente ama a Deus e ao amo próximo.

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios