Home / Recursos / Estudos / Perfeccionismo - Parte 2
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
19/06/2012

Perfeccionismo - Parte 2Imprimir

PERFECCIONISMO - PARTE 2

 Continuaremos nossa reflexão sobre perfeccionismo nessa semana. Espero que você esteja sendo desafiado a meditar e sondar o seu coração. Lembre-se de nosso propósito para vida "Viver para a glória de Deus buscando ser a imagem e semelhança de Cristo". O serviço ao Senhor deve ser feito com excelência. Livre-se do perfeccionismo.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Pv.18.1

1. Terminamos a nossa semana pensando em características de alguém perfeccionista. Exploramos duas delas. Você se recorda quais são? Hoje continuaremos observando as características de alguém perfeccionista. O perfeccionista é alguém que tende ao isolamento nas mais distintas circunstâncias. O texto de Pv.18.1 é muito elucidativo quanto a esta questão. "O solitário busca o seu próprio interesse" esta é a primeira frase do provérbio que nos mostra que o solitário é alguém egoísta e voltado para si. O que mais o solitário faz, além de ser egoísta - "ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria". A Bíblia afirma que a vida é para ser desenvolvida em comunidade, mas o solitário considera que o seu modo de vida isolado é melhor do que o proposto pela Palavra. O perfeccionista tem dificuldade em viver com pessoas que não alcançam o padrão dele e teme ser criticado, por isso a melhor maneira de evitar tal situação é isolar-se. Dessa forma, ele faz exatamente o que ele deseja, quando deseja, da forma que deseja, sem precisar ouvir qualquer sugestão ou crítica. A solidão é uma solução viável para manter uma prática perfeccionista. O perfeccionista, no máximo, terá pouquíssimos amigos. Aqueles que permanecerem ao lado dum perfeccionista o farão porque decidiram amá-lo. Considere a sua vida: Qual é o seu grupo de amizade? Aliste-os. Quantos novos relacionamentos você desenvolveu no último ano que permanecem? Descreva-os. Como você age diante de situações onde tem que trabalhar em grupo, solidão ou participação? Descreva os motivos que o levam a agir desta maneira?

Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Sl.10.4; 15.4; Pv.15.22; 16.1; 19.21; 21.5; II Tm.2.2

1. Paulo quando escreve a sua segunda carta a Timóteo pede que ele escolha homens que sejam fieis (vd. II Tm.2.2). Pessoas cuja vida seja marcada por cumprir aquilo que se comprometeram a fazer. O Sl. 15.4, fala daquele que jura e com dano próprio e não se retrata. Estes são indivíduos que começam e terminam aquilo que se propuseram a fazer. O perfeccionista, por sua vez, é alguém que planeja começar muitas coisas e não termina o que começou. Isso se deve a algumas razões. Primeira: diante de uma tarefa que ele desejava fazer, percebendo a dificuldade, ele desiste. A desistência evita assim a possibilidade de "fracasso" na visão dele e evita, também, a crítica. Segunda: a sua independência e arrogância o impedem de buscar o conselho de pessoas maduras (vd. Pv.15.22). Por que alguém que tem a resposta a tudo precisa de conselhos? Assim os seus planos fracassam (vd. Pv.21.5). Terceira: A sua independência e arrogância desconsideram os planos de Deus para sua vida. Deus pode ter planos que são diferentes dos nossos (vd. Sl.10.4; Pv.16.1; 19.21). O medo do fracasso, a falta de conselhos maduros e o desconsiderar dos planos de Deus mostram que o perfeccionista começará muitas coisas e terminará poucas. O fiel, por sua vez, mesmo que faça um número menor de coisas terminará cada uma delas. Veja em sua vida quais são os projetos que você começou e não concluiu. Elenque os motivos que os levaram a interromper o projeto. Diante de um novo desafio, você busca conselho de pessoas maduras? Quem são essas pessoas?

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Sm.18.6-16

1. Quão importante é sondarmos os nossos corações e avaliarmos o que se passa nele. Podemos nos enganar achando o perfeccionismo uma virtude. Infelizmente o perfeccionismo tem os seus amigos maus como temos visto. Outra característica do perfeccionista é sua ira. Debruçamo-nos longamente sobre o tema da Ira já em nossas devocionais anteriores e sabemos que a ira é uma resposta a um direito ou suposto direito que nos foi tomado. O rei Saul é um exemplo disso (vd. I Sm.18.6-16). O perfeccionista quando não tem os seus direitos ou supostos direitos atendidos reage com ira. O perfeccionista defende-se de modo irado quando recebe alguma crítica ou quando não recebe o elogio que desejava. Saul é esse. Ele esperava receber um elogio como o de Davi, mas quando Davi recebe o elogio que ele julgava merecia receber ele responde com ira. Você é alguém irado? Como você percebe isso em sua vida? Como você reage quando recebe alguma critica? Você tem a expectativa de receber algum elogio quando terminar uma tarefa? Qual a sua reação ao não receber o elogio que você julgava merecia receber.

Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Pv.25.27; Mt.11.11; Rm.12.3

1.  Hoje veremos a última característica de alguém perfeccionista e na próxima semana, tentaremos estabelecer passos para lidar com o perfeccionismo em nossa vida. O perfeccionista é alguém que tem dificuldades em reconhecer e elogiar outros. Seu desejo de ser reconhecido é tão intenso e seus padrões são tão distorcidos que nunca o que alguém faz é tão bom quanto o que ele poderia fazer. Desse modo, é muito difícil elogiar alguém, pois todos ficarão aquém de suas expectativas. Ele pensa de si mais do que convém e busca a próprio honra (vd. Rm.12.3; Pv.25.27). Cristo elogiou a João Batista por seu ministério e vida (vd. Mt.11.11). Que privilégio poder viver ao lado de pessoas que se encorajam mutuamente ao invés de buscarem os seus próprios interesses. O máximo de elogio que um perfeccionista faz é para algumas poucas pessoas, geralmente que são parte daquele círculo restrito de amizade. Com que frequência você elogia alguém que executou uma boa tarefa? Você consegue se lembrar para quem foram os seus elogios? Os elogios que você deu visavam encorajar o próximo ou se assemelhavam mais a bajulação buscando um benefício temporal? Se você não elogia com frequência, quais são os motivos? Descreva-os. Como você reage quando outro recebe um elogio e não você? Que nos abençoe nessa sondagem de nosso coração!
 

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios