Home / Recursos / Estudos / Humildade - Parte 2
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
16/10/2012

Humildade - Parte 2Imprimir

HUMILDADE - PARTE 2

 Espero que você tenha sido desafiado a buscar a humildade de Cristo com a nossa última devocional. A luta para vencer o orgulho é dura e a batalha deve ser diária. Quero encorajá-lo a perseverar nesta batalha! Durante esta semana gostaria de dar algumas características do orgulhoso e do humilde para que você seja capaz de identificar em sua vida estes traços. Não será exaustivo o nosso pensar, mas creio que poderá ser de grande auxílio. Deus nos abençoe nesta semana.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Nm.14.1-4; Sl.119.66; 145.17

1. Somos como cegos para olhar o orgulho em nossa vida e somos como observadores de galáxias para ver a falta de humildade dos outros. Olharemos a cada dia um traço do orgulhoso e um do humilde. O primeiro traço que olharemos do orgulhoso é que ele constantemente questiona a caráter e a atuação de Deus. Ao olharmos para Nm.14.1-4 vemos que a nação de Israel estava questionando a Deus e o cuidado Dele durante a peregrinação no deserto. O orgulho deles era tal que preferiam voltar ao Egito ao invés de confiar no Senhor. O humilde, pelo contrário, tem outra característica, ele confia no caráter e na ação de Deus ainda que, muitas vezes, seja incapaz de compreender como Deus age. O salmista no Sl.145.17 conhece claramente o caráter de Deus e sabe que Ele é justo e bom em todos os seus atos. O salmista no Sl.119.66, quer aprender do Senhor ao invés de questionar a Deus.  Enquanto o orgulhoso questiona a Deus o humilde confia em Deus. Enquanto o orgulhoso rebela-se contra o Senhor o humilde busca aprender do Senhor. Quando as situações ao seu redor não caminham como você deseja qual é a sua reação, a de questionar ou a de confiar? Descreva três situações recentes onde você pode perceber qual foi a sua reação. Se sua reação foi de questionamento, como você deveria ter reagido? Que passos dar para mudar essa atitude em sua vida? Aliste.

Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Mt.20.1-16; Cl.3.12-14; I Ts.5.18

1. Hoje pensaremos na segunda característica do orgulhoso e do humilde. O orgulhoso é alguém irado. Em devocionais passadas pudemos estudar bastante sobre a ira e naqueles estudos vimos que a pessoa irada é alguém que julga que um direito ou suposto direito lhe foi tomado e então reage com ira. Este julgamento que ela faz está baseado em seus próprios padrões que ela considera ser melhores que os demais - orgulho. No texto de Mt..20.1-16, vemos que o dono de uma vinha contratou trabalhadores durante todo um dia e ao final do dia ele os reuniu para pagar a cada um. Contudo, aqueles que trabalharam mais tempo julgavam-se merecedores de mais salário. Resultado, questionamento! A resposta do dono da vinha descreve bem a atitude destes homens orgulhosos que estavam expressando a sua ira revindicando mais salário (vd. Mt.20.13-15). O humilde, diferentemente do orgulhoso, é alguém manso que é grato pelos outros, gentil e paciente. O humilde abre mão dos seus direitos e supostos direitos e agradece a Deus pelas situações de sua vida, inclusive pelas pessoas que Ele coloca para auxiliá-lo. Paulo em I Ts.5.18, fala que devemos dar graças em tudo. Ao invés de revindicar, quão melhor seria agradecer. O humilde também é paciente e gentil, pois ele entende que ele foi alcançado com a mesma graça proveniente do Senhor (vd. Cl.3.12-14). Isso evita que ele aja baseado em sua justiça própria, mas espera a justiça de Deus. Você é alguém irado ou manso? Descreva como você percebe isso em sua vida. Como você trata as pessoas que estão ao seu redor, sendo grato a Deus pela vida delas, paciente e gentil ou sendo rude, grosseiro e exigindo as coisas do seu jeito? Compartilhe com alguém que convive contigo sobre como você trata os outros. O que você pode fazer para aperfeiçoar a sua demonstração de humildade para com outros? Enumere.

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Mc.10.45; I Co.12.11,12; Gl.5.13

1. Uma das características mais claras do orgulhoso é que ele não serve ou, quando serve, é seletivo. O orgulhoso não entende que ele deva participar do serviço na família, na igreja, entre irmãos. Ele simplesmente usufrui daquilo que outros fizeram e geralmente ele justifica o motivo de não servir. Uma situação muito comum é que ele não fala constantemente que não é utilizado, mas diante das oportunidades de serviço ele não se apresenta em submissão. Gálatas 5.13 nos fala de devemos servir uns aos outros por amor, e não usarmos da nossa liberdade para fazermos aquilo que desejamos. Em I Co.12.11,12, Paulo nos diz que fomos capacitados pelo Espírito de Deus para servir ao corpo e não aos nossos próprios interesses. O humilde, pelo contrário, é alguém que serve porque entendeu o modelo de Cristo. Cristo é o modelo de serviço, pois o evangelista nos diz que Ele não veio para ser servido, mas para servir (vd. Mc.10.45). O humilde, por sua vez, entende que faz parte do seu ministério pessoal servir aos outros. Sua maior alegria é poder dar de seu tempo, força, talento, capacidade para edificar a vida de outros. Gostaria muito que você pensasse sobre este aspecto de sua vida, você serve? Como você serve? Relacione quais são as áreas que você tem servido na igreja, em casa, com amigos e irmãos. Por que servir para você pode ser difícil? Quando você serve, você está disposto a se submeter a orientação de outra pessoa que o guiará no serviço? Se você não serve, tome a decisão de aumentar o seu serviço. Descreva como você fará isso.

Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Ez.28.14-19; Fp.1.21

1. A última característica que olharemos e como disse, esse é uma descrição simples é: O orgulhoso foca-se em si, o humilde olha para Cristo. Para o orgulhoso ele é a pessoa mais importante do mundo, as pessoas, as circunstâncias e o próprio Deus deveriam se esforçar para cumprir os seus desejos. Quando isso não ocorre ele critica, menospreza, despreza, humilha, ofende a outros, e se exalta, se vangloria, se considera superior a outros. Seu mundo é ele. Satanás é o maior exemplo disso, pois sendo criatura de Deus, criado em perfeição, achou-se maldade em seu coração e ele se exaltou a si mesmo (vd. Ez.28.14-19). O humilde, porém, olha para Cristo e pensa todos os seus passos e dias pela perspectiva de Cristo. Sua vida não é independente, antes dependente. Ele conhece os seus limites e as suas capacidades, mas coloca tudo debaixo do cuidado e disposição do Senhor. Ele ama o próximo e tem uma vida de oração (vd. Fp.1.21). Olhando para estas características da semana, a quem você se assemelha - o orgulhoso ou o humilde? Pense sobre isso e considere a sua vida. Clamemos por graça nesta jornada!
 

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios