Home / Recursos / Estudos / Saul
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
16/08/2011

SaulImprimir

SAUL

  Um dos desejos da nação de Israel quando estava na terra de Canaã era possuir um rei como as outras nações tinham (I Sm.8.5). O desejo do povo em ter um rei revela o afastamento de Deus (I Sm.8.7). Mesmo diante das exigências que um rei imporia sobre a nação a vontade de possuir uma vida como a dos outros povos era superior as dificuldades que poderiam vir. Entre o pastoreio do SENHOR e a administração do rei, o povo preferiu o rei. O primeiro rei de Israel foi Saul e é sobre a vida deste personagem que meditaremos esta semana.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Sm.9.1,2; 10.1-11.15

1. O povo havia pedido um rei e Deus consentira com o pedido da nação. O homem a quem Deus escolhera para ser o rei de Israel era belo e alto e destacava-se frente aos demais (I Sm.9.1,2). Samuel fora incumbido de ungir Saul como rei de Israel (I Sm.10.1-27) e a evidência da sua nova posição/função ocorrera numa batalha travada contra os amonitas (I Sm.11.1-11). Ainda que a escolha do rei fosse uma comprovação do afastamento de Israel de Deus, o Senhor, leal a Sua aliança de cuidar do Seu povo, escolheu dentre os homens um rei para governar o Seu povo. O caráter amoroso de Deus torna-se muito evidente nesta passagem. Deus ainda manifesta o Seu amor gracioso para um povo que se afasta Dele. Como você age ou reage quando alguém faz algo que lhe desagrada? Descreva as suas ações e/ou reações. Aliste maneiras que você pode demonstrar amor para alguém que não lhe favorece. Olhando para as suas ações e reações, você as classificaria como sendo bíblicas? Por quê? Aponte textos que lhe fazem pensar que suas ações ou reações foram bíblicas. Lembre-se de que Deus amou uma nação que não o escolheu para ser seu REI.


Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Sm.12.1-25

1. Samuel estava, digamos assim, se aposentando e sua integridade e retidão foram destacadas (integridade - Pv.11.3,5,20; 13.6; 28.18). Ao caminhar para o término de seu ministério, Samuel não deixa de advertir que a escolha do rei foi uma rejeição ao próprio Deus (I Sm.12.12). A vida debaixo da autoridade real, contudo, não deveria ser vivida aparte dos mandamentos do Senhor (I Sm.12.15). A autoridade civil não é superior a autoridade divina. Se o povo se mantivesse fiel a Deus Ele cuidaria da nação, pois foi Ele quem a escolheu por nação (I Sm.12.22). A infidelidade, porém, seria punida da mesma forma que o pedido por um rei ascendeu a ira do Senhor contra o povo rebelde e infiel (I Sm.12.18,19). O desafio da nação, debaixo do governo de Saul, era manter-se fiel e temente a Deus (I Sm.12.24,25). Deus havia dado o rei, mas não havia absolvido o povo do seu pecado de pedir um rei. Amar alguém intensamente não é absolver das consequências de seus erros e pecados. Aliste maneiras que você pode demonstrar amor por alguém sem absolvê-lo das consequências de seus pecados.


Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Sm.13.1-23

1. O desafio deixado por Samuel ao povo era para que se conservasse fiel ao Senhor todos os dias de sua vida debaixo do reinado de Saul, assim como o rei deveria manter-se fiel aos estatutos do Senhor. No segundo ano de seu reinado, Saul, porém agiu impiamente. Ele deveria aguardar Samuel chegar para executar o holocausto ao Senhor. O rei, contudo, temendo pela sua própria vida efetuou o holocausto e isso foi desagradável aos olhos de Deus. A justificativa de Saul foi que as circunstâncias o forçaram a agir desta forma (I Sm.13.12). Como punição por sua desobediência o Senhor não confirmaria perpetuamente o reino de Saul (I Sm.13.13). Encurralados e sem armas esta era a condição de Israel para lutar contra os filisteus. A dependência do Senhor é um foco bastante especial. Saul buscou resolver todas as questões da sua forma e no seu tempo, mesmo que Deus tivesse dito para aguardar. O foco na dependência ao Senhor retorna quando sem armas precisão lutar. Nós podemos agir da mesma forma que Saul querendo controlar e dirigir tudo a nosso tempo. Aliste quais são as áreas da sua vida onde esta busca pelo controle se torna mais evidente (pense em situações como educação de filhos, emprego, finanças, relacionamento conjugal, amizades e relacionamentos). Quais são as suas reações quando algo foge ao seu controle? Descreva. Diante desta realidade de busca pelo controle, quais são os atributos de Deus que eu deveria me lembrar? Aliste passagens bíblicas onde é possível ver estes atributos de Deus.


Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Sm.15.1-35

1. O Senhor havia dado um ordem bastante clara para Saul - invadir os amalequitas e destruí-los completamente. Nada deveria ser poupado dentre os amalequitas pelo fato deles terem agido mal quando a nação subia do Egito (I Sm.15.2). Saul, porém, não destruiu tudo e poupou a Agague rei dos amalequitas e o melhor dos bois, avelhas, cordeiros (I Sm.15.9). Pela desobediência de Saul, Deus se arrependeu de ter constituído Saul como rei de Israel. A fidelidade ao Senhor esperada do rei de Israel não era cumprida. Deus, por isso, retirou o reino das mãos de Saul e constituiria um novo rei sobre Israel (I Sm.15.28). Saul justifica o seu feito de poupar o melhor dos amalequitas contra a vontade de Deus. A justificativa foi o sacrifício ao Senhor a qual Samuel responde de modo sábio (Leia I Sm.15.22). Ao perceber que o reino estava perdido Saul pede perdão pelo seu pecado, mas não se sabe se o arrependimento foi real ou se a perda do reino é que lhe motivou a pedir perdão. Deus não espera que seus servos questionem ou "melhorem" Suas leis. Seu querer é que O obedeçamos de modo pronto. As rebeldias de Saul o levam a perder o reino. Olhando para sua vida e rotina descreva em quais momentos você pode se tornar mais rebelde ao Senhor. Descreva em sua vida como você pode trocar obediência por sacrifício (devoção por ação). Quais são as evidências do arrependimento? Ore a Deus pedindo graça para que Ele mantenha os seus olhos abertos a obedecê-Lo.
 

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios