Home / Recursos / Estudos / Samuel
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
09/08/2011

SamuelImprimir

SAMUEL

  O nosso foco nesta semana será a vida de Samuel. O filho desejado de Ana que o entregou aos cuidados de Eli, o sacerdote, para que pudesse servir ao Senhor integralmente. Nosso objetivo nesta semana é destacar como Samuel era alguém piedoso dentro do contexto em que ele vivia.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Sm.2.12-36

1. Ana havia deixado Samuel para ser cuidado por Eli, para que ele pudesse servir ao Senhor. O caráter de Samuel torna-se bastante destacado quando verificasse a forma de viver dos filhos do sacerdote Eli, Hofni e Finéias. Ambos violavam as leis de Deus para o sacrifício (Leia Nm.18.1-20) e eram considerados como homens de Belial. Enquanto os filhos de Eli transgrediam a lei do Senhor e desviam o povo do caminho, Samuel "crescia em estatura e no favor do Senhor" (I Sm.2.26). A punição a impiedade dos filhos de Eli foi pronunciada pelo Senhor e Hofni e Finéias morreriam no mesmo dia e um sacerdote que fosse fiel ao Senhor seria suscitado (I Sm.2.34,35). A família de Samuel anualmente ia até o sacerdote Eli para realizar os seus sacrifícios e Deus os abençoou com mais filhos e filhas. Enquanto a impiedade dos filhos de Eli trouxe dor e sofrimento, a piedade de Samuel trouxe alegria e satisfação a sua casa. Pense um pouco em sua vida: Você tem disposto o seu coração para servir ao Senhor como Samuel? Descreva como é possível ver isso em sua vida (sugiro que você converse com amigos fiéis que possam ajudá-lo a ver onde você tem servido ao Senhor). Quais são as áreas de sua vida onde é possível, assim como na vida de Samuel, ver o crescimento no favor de Deus? Aliste. Descreva quais são alguns riscos da impiedade para as vidas pessoal e familiar baseadas no exemplo dos filhos de Eli?


Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Sm.3.1-21

1. O chamado de Samuel para servir ao Senhor ocorreu de forma bastante particular. Deitado em sua cama ele ouvia seu nome sendo chamado e procurava a Eli pensando que era o sacerdote quem o chamava. Eli o orienta a como responder ao chamado quando este ocorresse (I Sm.3.9). Samuel foi chamado novamente e respondeu como fora orientado pelo sacerdote Eli. Assim, o próprio Deus falou com Samuel lhe dando informações sobre o que ele faria com os filhos de Eli devido impiedade deles. Samuel depois de ouvir a mensagem do Senhor aguardou amanhecer, mas temia falar o que ouvira a Eli (I Sm.3.15). Porém, quando questionado por Eli sobre o que o Senhor lhe havia dito ele falou exatamente o que ocorrera. Enquanto os filhos de Eli foram condenados a morte, Samuel crescia e o Senhor era com ele (I Sm.3.19). Hofni e Finéias seriam envergonhados e mortos a frente de todos enquanto Samuel era reconhecido por todo o Israel (I Sm.3.20). O Senhor tem um real prazer em chamar para o Seu ministério aqueles que se dispõe a fazer aquilo que Lhe agrada como Samuel (Leia Ed.7.10). Uma das características que Samuel demonstrou foram sua obediência e lealdade. Como você pode perceber em sua obediência? Descreva que maneira você é obediente a Deus (pense em situações como: relacionamento com os pais, convívio empresarial, autoridades civis, etc.). A lealdade de Samuel se mostra na forma como ele fala o que Deus lhe havia dito. Os seus relacionamentos são fundamentados em lealdade? Escreva como e por que você chegou a sua conclusão. Aliste textos bíblicos e exemplos que falam sobre lealdade nos relacionamentos. De que maneira eles podem nortear e aprimorar os seus envolvimentos.


Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Sm.4.1-22

1. A ação justa e punitiva de Deus se fez presente na vida dos filhos de Eli, Hofni e Finéias. A falta de temor ao Senhor os levou a usar a arca como uma forma de amuleto em uma situação de batalha. Não só a vida deles foi cerceada como o Senhor havia dito tanto a Eli como a Samuel, mas também a arca foi levada/saqueada pelos Filisteus à terra deles (I Sm.4.11). Eli ao ouvir os brados do povo e o relato da batalha caiu de sua cadeira, quebrou o seu pescoço e morreu. A impiedade de dois homens conduziu a tristeza nacional e tragédia pessoal. É importante ressaltarmos dois fatos aqui: (a) Hofni e Finéias agiram de maneira ímpia durante toda a vida deles, e mesmo orientados a abandonarem os seus atos rejeitaram e mantiveram o seu proceder iníquo por decisão pessoal; (b) Eli, apesar dum caráter aprovado e uma integridade demonstrada, jamais disciplinou os seus filhos que vieram a trazer tristeza e vergonha para sua casa e nação (Leia. Pv.3.12; 10.1; 13.1; 13.24; 17.21; 17.25; 19.18). Pensando em pais: Quais são os princípios bíblicos que você utiliza para realizar a disciplina com seus filhos? Aliste estes princípios, bem como os textos bíblicos que os fundamentam (Sugiro a leitura de dois livros para tratar sobre esse assunto: Pastoreando o Coração da Criança, autor Tedd Tripp, Editora Fiel e O Caminho para o Filho Andar, autor Lou Priolo, Editora NUTRA). Se você é filho: Como você tem respondido as disciplinas exercidas por seus pais sobre a sua vida?  Aliste quais são as suas reações e como Deus espera que você aja diante destas circunstâncias.

Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Sm.6.1-7.17

1. A arca levada/saqueada pelos filisteus trouxe diversas pragas para aquele povo. A clara percepção deles foi de que o Deus de Israel estava punindo os filisteus por terem levado/saqueado a arca. No momento oportuno devolveram a arca do Senhor a Israel. A santidade do Senhor não poderia ser violada e olhar dentro da arca era uma forma de violação da santidade de Deus. Somente muitos anos depois, Samuel pronunciou-se contra a impiedade de Israel e solicitou que eles abandonassem e se livrassem dos postes ídolos e os deuses estranhos que estavam diante deles e voltassem à adoração única e exclusiva a Deus. O retorno a adoração ao Senhor de forma exclusiva foi evidenciada pela destruição dos filisteus em uma batalha que o próprio Deus lutou em favor dos seus filhos. O Senhor tem real prazer em intervir na história daqueles que o adoram e vivem de modo justo e reto diante dele. Samuel foi um instrumento usado por Deus para trazer Israel de volta ao culto ao Senhor. Como está a sua vida diante de Deus? Você tem colocado ídolos em sua vida para substituírem a adoração única e exclusiva a Ele? Volte-se para o Senhor neste momento e tenha um tempo de oração, louvando-o por tudo aquilo que Ele tem feito em sua vida e como o amor Dele tem se manifesto. Deus tem um real prazer em cuidar daqueles que o servem com um coração íntegro.

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios