Home / Recursos / Estudos / Salomão
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
27/09/2011

SalomãoImprimir

SALOMÃO

 Uma das lutas mais constantes de todos nós é a busca por sabedoria bíblica para condução de nossas vidas. Como decidimos, como pensamos, como agimos, como falamos, como reagimos, são áreas específicas onde a sabedoria bíblica nos guia corretamente. Sem a menor sombra de dúvidas, um dos maiores exemplos de sabedoria que temos nas Escrituras é o rei Salomão e sobre a vida dele é que nós meditaremos nesta semana.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Rs.2.1-35

1. O rei Salomão era filho do rei Davi. Sua mãe era Bate-Seba, aquela que fora mulher de Urias. Diante da morte iminente do rei Davi Adonias, filho de Davi e mais velho que Salomão, tentou usurpar o reino de seu pai. Contudo, Davi já havia prometido o trono a Salomão e isto cumpre (leia I Rs.1.1-53). Agora, Salomão é o rei de Israel e Davi está próximo da morte e dá conselho ao seu sucessor e filho. Um homem sábio como Salomão houve o conselho de pessoas maduras e sábias para conduzir seus dias de modo prudente e pacífico. O segundo capítulo do primeiro livro de Reis, mostra quais foram os conselhos que Davi deu a seu filho e como Salomão com extrema sabedoria e prudência acatou a cada um deles. Diante do fato que uma vida de sabedoria crescente é proveniente do ouvir conselhos e praticá-los, aliste quem são os seus conselheiros maduros que podem auxiliá-lo na tomada de decisões. Descreva de modo breve como você age após receber um conselho de sabedoria (despreza, acata sem reflexão, considera biblicamente, etc.) e cite uma ocasião onde isto ocorreu. Quais são os motivos que tornam difíceis a busca por conselhos? Fundamente biblicamente a sua resposta.


Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Rs.3.3-28

1. Um homem sábio além de ter ao seu lado homens que lhe aconselhem biblicamente, clama ao Senhor por sabedoria e discernimento para tomada de decisões. A sabedoria de Salomão se demonstra nesta área de sua vida, também. O livro de Tg.1.5 diz que o Senhor concede sabedoria àquele que necessita e pede a Deus. Se um homem como Salomão teve que clamar por sabedoria para conduzir a sua vida quanto mais cada um de nós. O Senhor deu a Salomão a possibilidade de pedir qualquer coisa e o único desejo de Salomão é por sabedoria para conduzir o povo de Deus (I Rs.3.9). O clamor por sabedoria foi ouvido e atendido pelo Senhor, que se demonstra na maneira como ele julga uma demanda entre duas mulheres e seus filhos, além da abundante riqueza, glória e poder que o Senhor bondosa e graciosamente o daria. Olhe para a sua vida e para as decisões que você tem que tomar em seu dia-a-dia, qual é a sua oração ao Senhor? Você apresenta a demanda ou clama por sabedoria para solucionar a situação? Pense em suas últimas decisões importantes e veja se você seguiu o exemplo de sabedoria de Salomão: a. pediu conselhos para pessoas sábias; b. orou a Deus clamando por sabedoria e discernimento. Aliste estas situações. Certo é que você terá novas oportunidades de tomar decisões. Então, faça um plano de ações para tomada de uma nova decisão.


Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Rs.8.1-66

1. A sabedoria de um homem fica evidente pela maneira como ele adora ao Senhor e pelo modo como se preocupa com a santidade daqueles que lhes cercam. O rei Davi desejava construir um templo para adoração a Deus, onde a arca da aliança e as pedras da lei poderiam ficar guardadas. Entretanto, Deus não permitiu que Davi executasse tal obra (II Sm.7) e deu este privilégio a seu filho Salomão (I Rs.5.1-7.51). Com minuciosos detalhes e zeloso preparo Salomão conduziu toda a construção do primeiro templo em Israel para que o povo pudesse se lembrar e adorar constantemente ao Senhor Deus de Israel. Sua oração I Rs.8.22-53 demonstra o quão confiante era Salomão em Deus. O Senhor é exaltado e seu caráter adorado em todo o tempo. A sabedoria de Salomão não o conduzia a arrogância e prepotência, neste momento de sua vida, mas a submissão e adoração àquele que lhe concedera tudo o que possuía. Como você pode adorar ao Senhor? Descreva maneiras que a adoração pode fazer parte de sua rotina. Faça uma agenda de adoração e oração e busque durante o seu dia louvar a Deus por aquilo que Ele é e por aquilo que ele faz. O sábio busca conselhos, clama por conselhos e adora ao Senhor.


Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Rs.11.1-43

1. Sabedoria sem temor ao Senhor não conduz um homem a piedade constante. Na vida de Salomão isso se fez muito presente. Sabedor que o Senhor havia proibido casamentos com mulheres estrangeiras, Salomão despreza o temor do Senhor e casa-se com 700 mulheres e possui mais 300 concubinas (I Rs.11.3). Cada um delas adorava a um Deus e Salomão permitiu que seu coração fosse dominado pelos deuses de suas mulheres. A isso o Senhor chama idolatria, a substituição exclusiva da adoração a Ele. Se ele se mantivesse fiel e temente ao Senhor a aliança que havia feito com Deus, sua casa seria perpétua como a de Davi (I Rs.9.4-7). Todavia, o que se vê é o homem mais sábio de seu tempo esquecendo o temor ao Senhor e seguindo a outros deuses. As consquências foram imediatas. Povos estrangeiros vieram a persegui-lo e seu trono não seria continuado, antes o reino seria divido durante os dias de seu sucessor. A perpetuação do trono da casa de Davi seria devido à fidelidade do Senhor a aliança que Ele estabelecerá com Davi seu servo. Olhe para sua vida e relate quais são as situações onde o temor ao Senhor não está presente em sua vida e que você precisa renovar a sua decisão de obedecê-lo. Sabedoria é o temor ao Senhor para lutar com as áreas diversas por uma perspectiva divina, bíblica (Pv.1.7). Não temer a Deus é caminhar distante da sabedoria a passos largos. Temor ao Senhor não se ensina se aprende. Fique atento ao seu coração, para que haja constante temor nele.
 

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios