Home / Recursos / Estudos / Rute
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
26/07/2011

RuteImprimir

RUTE

 Indubitavelmente, o livro de Rute é, para mim, um dos mais belos livros que a Escritura possuí. Certamente, este livro tem muito a nos ensinar em tempos de independência de Deus. Perceber o controle de Deus na história é algo, maravilhosamente, consolador. Este livro nos leva a pensar em situações cotidianas. Talvez conheçamos pessoas que passaram, ou mesmo passam, por similar situação em suas vidas. De fato, se aprendermos a agir como Rute agiu, teremos uma existência mais dependente do SENHOR e, invariavelmente, mais grata por aquilo que Ele nos tem concedido e que ultrapassa e muito a nossa necessidade. Se fossemos fiéis, como Deus é abundante em misericórdia, a vida comum seria muito, mas muito diferente.

 

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Rt.1.1-22

1. A história de Rute se desenvolve juntamente com a vida de Elimeleque e sua família. Elimeleque era um judeu casado com Noemi que se mudou para Moabe devido a fome na terra de Belém. Tinham dois filhos e estes se casaram com Orfa e Rute. Elimeleque morre e anos depois seus filhos também morrem. Ficam viúvas Noemi, Orfa e Rute. O conselho de Noemi às suas noras era para que voltassem às suas casas e desenvolvessem suas famílias. Com muito lamento Orfa deixa sua sogra. Nesse momento o caráter de Rute começa a surgir. Podendo ir para sua casa, Rute abre mão e segue sua sogra ainda que isso fosse o mais difícil a ser feito. Rute foi tanto abnegada como mansa. Aliste três personagens bíblicos que agiram mansa e abnegadamente? Explique os motivos que lhe fizeram chegar a esta conclusão? Em situações onde você tem a possibilidade de abrir mão, qual tende ser a tua reação? Aliste tuas reações. Que passos você deve dar em direção a ser mais manso e abnegado nestas situações específicas? Aliste-os


Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Rt.2.1-23

1. Agora estão juntas somente Rute e Noemi. Não mais em Moabe, mas de volta a Belém. A vida de mulheres viúvas não era fácil, uma vez que a provisão da casa vinha por meio do trabalho dos homens. Isso exigiu que Rute fosse colher espigas de cevada num campo para o seu sustento. Deus dentro do Seu controle soberano permite que Rute entre no campo de um homem chamado Boaz. Este era dos parentes de Elimeleque e um possível resgatador da família (leia Lv.25 e Dt.25.5-10). Boaz foi humilde e agiu com benevolência para com uma mulher desfavorecida. Lendo Fp.2.3,4-11 escreva uma definição de humildade? Escreva quais áreas você tem encontrado mais dificuldade para expressar humildade? Como você percebe isso? Encontre nas Escrituras um exemplo de humildade e um de orgulho e estabeleça um contraste entre os personagens. Sugiro a leitura dos livros "Do orgulho a humildade", autor Stuart Scott, Editora Fiel e também "Humildade", autor C. J. Mahaney, Editora Fiel.
 

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Rt.3.1-18

1. Noemi preocupava-se com a vida de Rute e desejava-lhe conseguir um marido. Como mulher sábia, aconselha a jovem a como deveria se portar para apresentar-se a Boaz e deixá-lo ciente que ele era o seu resgatador. Como alguém que ouve os conselhos, Rute segue o passo-a-passo de Noemi e coloca-se aos pés de Boaz. Este ao acordar espanta-se com a presença de uma mulher aos seus pés e a questiona para saber quem era. Ao descobrir quem era Rute enaltece o seu caráter íntegro por atribuir a ela o adjetivo "virtuoso". A santidade de ambos se demonstra na forma como lidam com a presença um do outro durante toda uma noite. Ao amanhecer Boaz compromete-se a resgatá-la assim que fosse possível. Rute tinha em Noemi sua conselheira. Quem são os seus conselheiros? Aliste o nome de pessoas que você pode contar para expor uma situação e que lhe ajudarão a pensar biblicamente sobre o assunto. Pense e descreva estratégias que podem auxiliá-lo a conhecer melhor as pessoas que lhe cercam para que sejam seus conselheiros.

2. A santidade demonstrada pelos dois durante toda uma noite junta e sem comprometerem a integridade deles é digno de nota. Quais são as áreas mais difíceis na sua vida para conservar a integridade? Aliste. Diante das áreas que você tem mais dificuldade relacione passagens bíblicas que possam auxiliá-lo a lidar com a sua dificuldade. Procure alguém maduro em sua igreja que possa lhe orientar e seja um prestador de contas. Sugiro que você ouça a série de mensagens que o Pr. Jayro M. Cáceres ministrou em Pedras Vivas sobre "Integridade - teológica, pessoal, eclesiológica, financeira e conjugal" (você pode adquirir estas mensagens em MP3 aqui pelo nosso site).


Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Rt.4.1-22

1.  Boaz como prometera foi resolver tudo o que era necessário para resgatar a Rute. Sabedor que havia outro homem com prioridade sobre o resgate o chamou e negociou de forma muito sábia o resgate. O primeiro negou resgatar a Noemi e Rute o que abriu a oportunidade para que Boaz o fizesse. Mais uma vez a mão poderosa de Deus agiu abrindo as portas para que Boaz, o homem piedoso, se casasse com Rute, a mulher virtuosa. Ao final do processo o Senhor Deus foi exaltado em toda a região, pois todos viram que Ele operara maravilhas na vida daquela casa. Das futuras gerações deste casamento veio o rei Davi e, posteriormente, o próprio Cristo. Deus transformou tristeza pessoal em bênção nacional. Tenha um momento de oração e adoração ao Senhor, louvando-o pela forma tão afetuosa como Ele cuida da vida dos Seus filhos.
 

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios