Home / Recursos / Estudos / Juízes - Gideão e Sansão
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
19/07/2011

Juízes - Gideão e SansãoImprimir

JUÍZES - GIDEÃO E SANSÃO

 Israel já estava povoando a terra de Canaã. As instruções e ensinos ministrados por Moisés e Josué deveriam ser relembrados e aplicados a nova realidade da nação. A vida numa terra repleta de benefícios poderia exercer enorme influência num coração já idólatra e voltado para satisfazer os seus próprios desejos pecaminosos. Nestes momentos a lembrança do Senhor e dos Seus feitos manteria o povo voltado à adoração única e exclusiva ao Senhor. Infelizmente, a vida com o Senhor é posta de lado pela nação e a idolatria impera na num círculo vicioso de falhas. Misericordiosamente Deus levanta um juiz todas as vezes que o povo necessita de restauração para um viver piedoso (Leia Juízes 2). Nesta semana pensaremos em dois juízes que foram importantes para vida religiosa de Israel - Gideão e Sansão.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jz.6.1-40

1. A nação de Israel, devido ao pecado dela, estava debaixo da opressão dos midianitas (Jz.6.1-10). A libertação da nação viria por meio da intervenção divina, que para isso usaria Gideão. Gideão era um homem cético. Tanto em seu chamado para servir ao Senhor como em sua ida para guerrear contra os midianitas, Gideão coloca o Senhor a prova (Jz.6.17,36-40). A petição de sinais vindos da parte de Deus não é fé, mas incredulidade. Aquele que crê ouve o que Deus lhe tem a dizer e cumpre. Descreva como em nosso dia-a-dia podemos colocar o Senhor a prova. Pense em situações como: "seu eu fizer mais devocionais o Senhor fará..." ou "se eu orar o Senhor agirá...". Leia o texto de Jo.20.24-29 e aliste: como Tomé demonstrou seu ceticismo? Quais foram as ações de Jesus para lidar com o ceticismo de Tomé e Sua conclusão? Leia o texto de Hb.11.1 e veja como o autor de Hebreus define fé. Diante de situações onde o futuro parece incerto na sua vida, escreva como este texto de Hebreus lhe ajuda a viver hoje?


Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jz.7.1-25

1. A arrogância da nação de Israel poderia perverter o significado da vitória que o Senhor traria. Ao invés de honrar a Deus a honra seria dos valentes. Para que isso não ocorresse Deus reduz o exército israelense de 32 mil para 300 soldados. Deste momento em diante, somente o Senhor seria capaz de livrar Israel das mãos dos midianitas. Às vezes, nem sempre, Deus pode nos colocar numa posição de menor privilégio para que nos lembremos de quem controla e governa a nossa vida. Aqui Gideão demonstra grande fé no Senhor. Aliste, em sua vida, quais são as áreas que você tem maior dificuldade em descansar no controle soberano de Deus? Que passos você poderia dar para colocar diante de Deus estas áreas onde você busca ser o deus? Todas as vezes que nós nos colocamos em situações de requerer o controle de algo, nós usurpamos algo que só a Deus pertence - o controle soberano. Neste momento, se há algo na sua vida que você tem usurpado de Deus algo, ore e coloque isso diante de Deus.


Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jz.14.1-15.20

1.  Novamente o povo fez o que era mal perante os olhos do Senhor. Deus, graciosamente, levante um novo juiz para libertar o povo. O escolhido por Deus desta vez é Sansão, a quem Deus havia escolhido desde o ventre materno para ser seu instrumento de libertação (Jz.13.1-25). Sansão, contudo, fazia tudo segundo o seu próprio desejo e desprezava a lei do Senhor. Deus pode usar para cumprir os seus propósitos soberanos homens que em momentos de sua vida violam deliberadamente os estatutos do Senhor. Homens estes capacitados pelo próprio Deus para serem seus instrumentos. Quais são os talentos e dons que Deus tem lhe dado para que você utilize para a glória Dele? De que maneira você tem utilizado estes talentos e dons que você alistou dentro do contexto de sua igreja local? Existem áreas na sua vida que você precisa transformar para servir de modo mais excelente? Aliste. Relacione quem são as pessoas que podem te ajudar nesse processo de lidar com áreas de dificuldade e estimulá-lo a servir? Não faça como Sansão que capacitado por Deus de modo excelente, buscou somente o que lhe agradava.


Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE  Jz.16.1-31

1. A dor na vida de uma pessoa que usa para o seu próprio bem e não para a glória do Senhor aquilo que Deus lhe dá pode ser bastante grande. Sansão passou por isso. Dotado por Deus com grande força, utilizou esta força para satisfazer muitos de seus desejos egoístas. Numa destas "brincadeiras" com sua força, Dalila descobre o seu segredo e Sansão é preso e humilhado diante de seus inimigos. Nos seus últimos momentos de vida Sansão clama reconhecendo que a força dele era proveniente do próprio Deus (Jz.16.28). Deus na sua graça concede força novamente a Sansão que mata mais filisteus na sua morte do que na sua vida toda e o nome do Senhor é exaltado ao final diante de um povo idólatra. Sansão sofreu, mas reconheceu suas limitações e a fonte de seu poder. Coloque-se diante de Deus e reconheça que os talentos e dons que Deus lhe deu são para serviço no reino Dele. Reconheça suas limitações e exalte a graça de Deus. Alegre-se, pois Ele ainda nos usa para o serviço Dele.
 

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios