Home / Recursos / Estudos / Josué
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
12/07/2011

JosuéImprimir

JOSUÉ

 A devocional desta semana será baseada num personagem bastante contrastante com toda a sua geração. Durante toda a vida dele lutou para manter o povo de Israel voltado ao Senhor. Nosso personagem desta semana será Josué.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Nm.13.1-14.38

1. Josué era um jovem judeu que vira alguns dos feitos do Senhor durante a permanência do povo no deserto. Conduziu o exército que derrotou os amalequitas numa batalha onde Moisés deveria ficar com os braços erguidos (Êx.17.8-16) e era um jovem que auxiliava Moisés (Êx.33.11). Sua confiança no Senhor sempre foi tremenda. No texto de hoje vemos que Deus havia convocado alguns homens para espiar a terra, dentre os quais estava Josué. O retorno dos espias após 40 dias de investigação trouxe grande murmuração por parte do povo pelo fato de 10 dos 12 espiais não recomendarem a conquista da terra. Apenas dois homens Josué e Caleb dão relatório a favor da conquista da terra de Canaã. O resultado dessa desobediência do povo foi a morte de toda a geração que viu os feitos do Senhor no Egito e deserto para que não vissem a terra prometida. Apenas dois homens foram poupados, Josué e Caleb. Nem sempre é fácil fazer o que é certo. Josué fez o que era certo, pois havia dito que daria a terra. Posicionar-se quase que sozinho a favor de uma causa é algo bastante difícil, pois lhe trará dor, sofrimento e, talvez, algum tipo de perseguição momentânea. Pense e escreva em três momentos que você teve que se posicionar baseado naquilo que a Palavra do Senhor instrui e isso lhe trouxe algum tipo de dor e problemas momentâneos (observe relacionamentos que precisaram ser deixados, privilégios que foram perdidos, família/familiares que se afastaram e o culparam por isso). Pense e escreva em três momentos da sua vida que você teve que se posicionar baseado naquilo que a Palavra do Senhor instrui e você não fez. Identifique e aliste quais são as situações onde é mais difícil você se posicionar (na empresa, em casa, com amigos, com parentes). De ao menos uma razão do "por quê?" é mais difícil se posicionar nos contextos que você alistou acima. Coloque situações difíceis para você diante de Deus para que Ele lhe conceda ousadia para manter a instrução bíblica num contexto desfavorável para você.


Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Js.1.1-18

1. Moisés morrera no deserto devido a desobediência dele (Nm.20.12). Sabedor disso, para substituí-lo na condução e liderança do povo de Israel na entrada e conquista da terra prometida, Moisés escolhe a Josué (Nm.27.18-23; Dt.31.23). Agora Josué está prestes a começar a sua batalha de conquistar a Canaã e o Senhor fala com ele. A fala do Senhor o recorda de coisas muito importantes e que se aplicam a nossa vida. Josué deveria confiar na Palavra do Senhor (Js.1.2-4), na Promessa do Senhor (Js.1.5a "ninguém te poderá resistir"), na Presença do Senhor (Js.1.5b "assim serei contigo"). Se o Senhor nos chama para lutarmos uma batalha Ele nos dá os recursos para podermos passar por ela. Assim como Deus capacitou a Josué para conquistar a terra prometida, Deus também nos capacita para vivermos uma vida segundo o querer Dele para nós hoje. O texto de Rm.8.29, nos coloca diante do padrão estabelecido por Deus para a nossa vida "sermos conformes à imagem de Cristo". Isso é uma grande luta para cada um de nós. Mas como fez com Josué, Deus já "nos tem dado tudo o que precisamos para a vida e para piedade" (II Pe.1.3,4). Diante de uma luta pessoal, uma área da sua vida que é difícil de tratar você olha para aquilo que o Senhor lhê deu ou tenta vencer com suas próprias forças? Quais são as áreas da sua vida que você tem lutado? Aliste-as. De que maneira olhar para a Palavra, para as Promessas e para a Presença do Senhor, podem auxiliá-lo na luta contra as suas áreas de dificuldades? Descreva.


Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Js.6.1-7.26

1. A primeira cidade estava prestes a ser conquistada e grande temor já havia nas cidades de Canaã por serem conhecedores dos feitos realizados por Deus para salvar e preservar aquele povo. A primeira cidade era Jericó com suas grandes muralhas. A estratégia traçada por Deus para que esta cidade fosse conquistada era rodeie e toque trombetas por sete dias. Humanamente falando isso é algo impossível de se acontecer. Contudo, foi exatamente isso que Josué e o povo fizeram. Os muros ruíam e a cidade foi conquistada pelo povo do Senhor. Alguns detalhes, porém, durante a conquista deveriam ser observados a fim de não serem punidos pelo Senhor. Um dos homens, chamado Acã, não observou esta ordem e na próxima batalha, contra uma cidade chamada Ai, menor e menos poderosa que Jericó, Israel é derrotado. Olhe para o seu coração e veja quantas vezes, assim como Acã, nós ficamos impressionados com aquilo que o Senhor nos disse para não ficarmos? A derrota em Ai foi fruto do pecado e da arrogância de não ter consultado ao Senhor. Quais são os passos que você dá para tomar uma decisão? Aliste-os. (pense em: Elas são tomadas debaixo de oração? Você busca conselhos para tomar a sua decisão? Você vasculha a Palavra para ver se há princípios norteadores para a tomada desta decisão? Você considera as inclinações pecaminosas do seu coração para tomar uma decisão?) Leia Pv.16.1 e reflita sobre os seus planos e decisões. Como esse texto pode se aplicar a realidade vivida por Josué e a nação?

Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE  Js.24.1-28

1. Josué não foi somente um grande conquistador, mas um grande reformador espiritual da nação. Vigorosamente ele clamou a nação para que voltasse a uma adoração única e exclusiva ao Senhor agora que estavam todos em suas terras e prontos para desfrutar da terra que manava leite e mel. Um dos principais passagens de Josué é Js.24.15, onde está escrito que "eu e minha casa serviremos ao Senhor". Olhando para este texto e para a sua vida, como você tem servido ao Senhor? Descreva. Aliste passos que você pode dar para servir mais e melhor ao Senhor Deus. Faço planos que o levem para uma vida de serviço ao nosso Deus. Ore a agradeça a Ele por permitir que você, um pecador, o sirva.

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios