Home / Recursos / Estudos / Jônatas
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
23/08/2011

JônatasImprimir

JÔNATAS

 Existem alguns personagens nas Escrituras que são "Heróis Esquecidos". Dentre estes está o nosso personagem da semana - Jônatas. Jônatas era o filho do rei Saul, o primeiro rei de Israel, que fora destituído da sua posição de monarca devido a sua desobediência. Pela linhagem sucessória Jônatas seria o próximo rei de Israel, mas Deus tinha outros planos para sua vida.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Sm.18.1-5
 
1. Saul era rei sobre Israel. O rei que o povo desejava ter sobre si. Seus feitos foram maus aos olhos do Senhor e Deus retirou o reino de suas mãos e de sua descendência. O filho que seria seu sucessor era Jônatas. Deus, contudo, cumpriu o seu plano para nação e escolheu a Davi como o novo rei para o Seu povo (I Sm.16.13). Porém Saul ainda não havia deixado de fato o posto de rei e Davi não tinha assumido a posição de novo monarca. Saul sabia que perderia o trono e Davi sabia que receberia o trono. Jônatas era o indivíduo que por direito teria o trono, mas que de fato nunca o receberia por ordenação divina. Como proceder diante de tal situação? Jônatas amou a Davi intensamente e demonstrou dando utensílios caros e importantes para ele. Jônatas demonstrou o seu amor e amizade para aquele que assumiria o trono em "seu lugar". Quem são os seus amigos? Descreva de quais maneiras você pode demonstrar o seu amor e amizade para com a(s) pessoa(s) que você escolheu compartilhar de modo mais próximo a sua vida? Assim como Jônatas, você estaria disposto a amar e se relacionar com alguém que está prestes a assumir uma função/posição que seria sua? Sonde o seu coração para responder esta questão e justifique a sua resposta.


Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Sm.19.1-7

1. O rei Saul ficou extremamente irado com o fato das mulheres do reino exaltarem mais a Davi do que o próprio Saul (I Sm.18.6-16). O seu desejo agora era matar a Davi sabendo que este assumiria o seu posto. Jônatas ao tornar-se conhecedor dos desejos de seu pai rapidamente avisa a Davi para que fuja e compromete-se a interceder diante de seu pai em favor de Davi. Isto é exatamente o que ele faz e o rei o ouve e reintroduz Davi a sua presença. A amizade de Jônatas e Davi era marcada por lealdade. Jônatas poderia ter problemas com seu pai por causa da sua intervenção, mas sua lealdade a Davi foi superior aos riscos. Provérbios 21.21, fala que a lealdade gera bons frutos para aquele que vive de modo leal e busca a lealdade. Provérbios 27.6 (NVI) nos mostra que lealdade não é incentivo quando há pecado, mas correção. Jônatas foi tanto leal a Davi como a Saul. Com Davi gerou bons frutos e com Saul, pois buscou a correção. Aliste três situações onde pessoas próximas a você foram leais a você. Ore por estas vidas e cultive a amizade delas. Em quais situações você foi o amigo leal que corrigiu e repreendeu um amigo? Se você já desfrutou deste privilégio louve a Deus por isso. Se você nunca o fez, avalie se você tem sido um amigo biblicamente leal pensando em aspectos como: (a) descreva por quais motivos você nunca confrontou um amigo que precisava de confrontação; (b) Leia Hb.12.4-7 e descreva o que alguém que ama faz com o seu amigo/filho/irmão em Cristo.


Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Sm.20.1-43

1. Mais uma vez Davi tem de fugir da presença do rei Saul, pois este pretende matá-lo. Davi encontra-se com Jônatas e lhe relata o que Saul pretendia fazer com ele. Novamente Jônatas reforça sua lealdade a Davi e compromete-se a averiguar os intentos de seu pai para com Davi e alertá-lo sobre como deveria agir, se ficar ou fugir. A intervenção de Jônatas acendeu a ira de Saul que atirou uma flecha para acertar o próprio filho e revela de modo claro qual era o seu medo com Davi - ficar sem o trono (I Sm.20.30,31). Jônatas além de leal demonstra sua fidelidade para com Davi. Comprometeu-se e fez. Disse que diria ao rei o motivo da não presença de Davi e fez. Disse que lançaria flechas para orientação de Davi e fez. Fiel é aquele que assume uma responsabilidade e cumpre. Como você pode demonstrar fidelidade para os seus amigos e nos seus relacionamentos? Descreva cinco maneiras como isso pode se tornar uma realidade em sua vida.


Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE II Sm.1.17-27

1. O amoroso, leal e fiel amigo de Davi morrera e este honrosamente lamente e sofre pela perda deste "Herói Esquecido". Um homem que sabia que perderia o trono e cuidou e preservou a vida daquele que viria a ser o rei de Israel. Homens como este precisam ser lembrados e pranteados. Gaste um tempo agora olhando para o nome dos amigos que você alistou na terça-feira e louve a Deus pela vida deles e assuma um compromisso diante de Deus preservar e cuidar deles como fez Jônatas.
 

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios