Home / Recursos / Estudos / Jonas
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
15/11/2011

JonasImprimir

JONAS

 Algumas pessoas são extremamente resistentes com aquilo que Deus faz na vida delas. Seus desejos e planos pessoais os levam a contender com o próprio Deus, como se buscassem convencê-Lo de que seus desejos e planos são superiores aos Dele. Um dos personagens bíblicos que melhor revela esse desejo humano de controlar os seus passos e desconsiderar o plano de Deus é o profeta Jonas. Debrucemo-nos sobre o texto bíblico para aprender mais sobre quem nós somos e quem Deus é.

 

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jn.1.1-17

1. Jonas é um profeta do Senhor que nos impressiona por aquilo que ele faz contra o Senhor. Suas decisões revelam um coração bastante duro e avesso aos planos do Senhor. O Senhor Deus chamou Jonas para que pregasse na cidade Assíria de Nínive. Esta cidade era conhecida por sua brutalidade e idolatria. Jonas, ouvindo o que o Senhor lhe pedira, busca fugir da presença do Senhor indo para direção contrária a proposta por Deus (Jn.1.2,3). Entrando num barco para navegar para Társis, Deus levantou grande vento e tempestade que gerou grande medo nos marinheiros e indivíduos que estavam no navio. Contudo, Jonas dormia profundamente no fundo do barco (Jn.1.5). Jonas foi achado e acordado e teve que dar explicações para os homens do navio que perceberam que Deus estava tratando com ele e, a pedido de Jonas, o jogaram no mar (Jn.1.14,15). Naquele momento o mar cessou a sua fúria e os marinheiros temeram o Deus de Jonas (Jn.1.16). Talvez nunca subamos num barco para fugir de Deus, mas sem dúvida alguma teremos a atitude de Jonas em diversos momentos de nossas vidas. Questionamos aquilo que Deus nos tem dado constantemente. Ficamos insatisfeitos com a provisão de Deus na nossa vida. Ainda que não estejamos dentro do barco, a ingratidão e descontentamento com o plano de Deus é o mesmo expresso por Jonas. Aliste quais são as áreas da sua vida onde você tem maior tendência para tornar-se descontente com a provisão de Deus? Quais são os motivos que o levam a ficar desconte com a provisão de Deus? Você está disposto a sofre as consequências do seu descontentamento com Deus como Jonas sofreu? Que verdades bíblicas você precisa relembrar quando percebe que está descontente com a provisão de Deus? Aliste estas verdades.

 
Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jn.2.1-10

1. Dentro da Sua misericórdia e graça Deus permitiu que um grande peixe engolisse a Jonas e preservasse a vida dele. Dentro do ventre do peixe Jonas lembrou-se do Senhor e orou a Deus. Olhando para oração de Jonas, identifique e escreva quais são os traços do caráter de Deus que o profeta relembra? Como Jonas descreve o homem, o ser humano, neste trecho? De que maneira pensar em quem nós somos e em quem Deus é nos ajuda a lidar com uma situação de descontentamento? Escreva o que você pensou. Deus, novamente, em Sua misericórdia e graça poupa a vida de Jonas e o livra do ventre do grande peixe (Jn.2.10).


Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jn.3.1-10

1. Num segundo momento Deus dirige a palavra a Jonas conclamando que ele vá a cidade de Nínive para pregar uma mensagem de arrependimento e juízo. O profeta do Senhor desta vez o ouve e vai até Nínive e percorre a cidade pregando a mensagem que o Senhor lhe pronunciara (Jn.3.4). Em face desta mensagem, os ninivitas, inclusive seu rei, arrependem-se dos seus pecados, cobrem-se de panos de saco e cinzas e voltam-se para adorar ao Senhor Deus (Jn.3.6-8). Os habitantes de Nínive entendiam que Deus os estava punindo pelos seus pecados (violência) e somente Ele mesmo (Deus) os poderia poupar de serem destruídos. Deus viu o clamor da nação de Nínive e como converteram o seu mau caminho e não mais os puniria (Jn.3.10). Temos aqui um princípio bastante importante sobre arrependimento. Arrependimento não é somente parar de pecar, mas parar de pecar e começar a fazer o que é piedoso. Foi exatamente isso que os ninivitas fizeram. Olhando para a sua vida, existem áreas que você precisa se arrepender? Olhe para Ef.4.22-32 e veja como Paulo lida com a questão da mudança de vida. Faça uma tabela com duas colunas. Na primeira, coloque as áreas que você precisa se despojar. Na segunda, coloque do que você precisa se revestir. Fundamente com textos bíblicos. Nesse processo conte com o fato de que Deus está vendo o seu coração e sabe o quanto você está disposto a arrepender-se e mudar os seus passos para honrá-lo e agradá-lo.


Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jn.4.1-11

1. Diante do fato de que Deus havia poupado a vida dos ninivitas, Jonas se ira! Sua ira é tal que seu desejo é a morte. Sua ira é fruto de um completo e agora pleno descontentamento com aquilo que Deus fez - poupou homens e mulheres que se arrependeram de seus pecados. Uma pessoa controladora, assim como Jonas, manifestará constantemente a sua ira e poderá, em alguns momentos, devido a seu egoísmo e orgulho, desejar a morte. A ira de Jonas é tão grande que o próprio Deus o questiona e o confronta (Jn.4.4) e a resposta de Jonas a Deus é que sua ira é justa. Um indivíduo irado contende com o próprio Deus e quer que seus desejos sejam feitos a qualquer custo, pois está convencido de que seus planos são superiores aos do próprio Senhor. Egoísmo, orgulho e justiça própria são pecados que acompanham aquele que é grande em ira. Um indivíduo irado tende a tristeza, ao abatimento e a indignações. Um indivíduo irado é alguém que tem dificuldade em entender o amor de Deus para com a sua vida e por isso é extremamente duro com os que o cercam. Você é alguém irado? Descreva o porquê sim e o porquê não. Em quais momentos você tem a tendência a ira? Aliste. Como você pode lidar com a sua ira? Sugiro a leitura do livro "Ira - Arrancando o mal pela raiz", escrito por Robert D. Jones, publicado por NUTRA Publicações.

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios