Home / Recursos / Estudos / Jó
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
25/10/2011

Imprimir

 Um dos personagens mais intrigantes, pois temos o desejo de entender o que se passou com ele, de todo relato bíblico, sem dúvida alguma, é Jó. Um homem extremamente rico que do dia para noite se vê numa situação de completa pobreza e sofrimento. Seus dilemas e incompreensões emergem do relato, bem como a insensatez daqueles que lhe cercam inicialmente. No momento que o próprio Senhor, porém, trata com Jó, Ele lhe ensina eternas lições que moldaram seu caráter. Reflitamos na vida deste homem e no ensino de nosso Deus.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jó.1.1-5

1. Jó era um homem muito rico. Suas posses eram muitas e seus servos incontáveis. Tinha 10 filhos que se alegravam e mantinham um convívio harmonioso e alegre. Poderíamos pensar que neste contexto um homem seria completamente independente de Deus. Contudo não é isso que observamos na vida de Jó. Como o próprio narrador descreve, Jó era um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó.1.1). Que belas qualidades para se ter e ser reconhecido por elas dentro de uma comunidade. Olhe para os textos de Pv.10.9; 11.3, 20; 13.6; 19.1; 28.18 e faça uma breve definição sobre o que é integridade. Você tem se mantido íntegro em sua vida? Aliste as áreas de sua vida e avalie cada uma delas individualmente. Jó, além de íntegro, temia a Deus e se desviava do mal. Como temer a Deus pode levar alguém a desviar-se do mal? De que maneira isso reflete em sua vida de integridade?
 
Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jó.1.6-22

1. A maneira como lidamos com o sofrimento em nossa vida revela muito daquilo que está em nosso coração. A vida de integridade e retidão de Jó é reconhecida pelo próprio Deus (Jó.1.8). Contudo, Satanás está completamente descontente quando os servos do Senhor estão vivendo em integridade e usará de todos os seus recursos para desviar os passos do homem íntegro. Satanás ao apresentar-se diante de Deus tinha uma tese: "Jó é justo, pois Deus é extremamente bondoso com ele. Se Jó perder os benefícios temporais ele abandonará o Senhor" (Jó.1.9-11). Tenhamos isso em mente, Satanás é contra Deus e contra os servos de Deus. Neste momento surge o caráter provedor de Deus, que permite que Satanás toque na vida de Jó, porém, sem JAMAIS perder o controle e sabendo exatamente o que Seu servo é capaz de suportar (Jó.1.12). Deus permitiu o sofrimento, mas Satanás foi o executor do mal na vida de Jó. Em questão de horas todos os seus bens se perderam e todos os seus filhos morreram (Jó.1.13-19). A situação agora está como Satanás havia dito. Um homem pobre, sem filhos e sofrendo. Na mente de Satanás Jó deveria culpar a Deus e faltar com a integridade. O coração de Jó é completamente desvendado neste momento de sofrimento e revela alguém descansado no caráter do SENHOR. A frase que mais claramente revela este fato está em Jó.1.21. Diante de situações de perdas em sua vida, como você reage? Faça um pequeno diário onde você relatará nele quais foram as situações de sofrimento pelas quais você passou e o que quais foram os seus pensamentos, sentimentos e ações em meio ao sofrimento. Quais traços do caráter de Deus você pode alistar neste momento e estudar para relembrá-los nos momentos de dor? O temor de um homem, também é manifesto, em meio a situações de dor. Lembre-se: Deus JAMAIS perdeu o controle e sabe exatamente qual o nosso limite (I Co.10.13).

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jó.2.1-13

1. Tão difícil quanto lidar com perdas é lidar com palavras tolas em momentos de dor. Novamente Deus reforça para Satanás o caráter íntegro de Jó mesmo após ter sido tirado dele todos os seus bens (Jó.2.1-3). Que exemplo, não?! Retirado da riqueza e colocado na pobreza e ainda assim conserva o seu caráter íntegro. Perdemos em nossas vidas, muitas vezes, pequenos prazeres e já questionamos a provisão e bondade de Deus. Satanás indignado com a atitude de Jó, deseja agora remover-lhe a saúde. Novamente é permitido por Deus, pois Ele é bondoso e sabe os limites de Seus servos (Jó.2.4-7). Entra em cena uma pessoa até então desconhecida - a esposa de Jó cuja as palavras mostram um caráter completamente distinto com o de seu marido (Jó.2.9). Uma esposa deveria olhar para o desejo de seu marido de crescer em integridade como algo valoroso e não ruim. Um cônjuge que tem a atitude como a esposa de Jó, que despreza o Senhor no seu dia-a-dia, só aumenta o sofrimento daquele que passa pela dor. Jó chama sua esposa de doida e reforça a sua confiança no Senhor (Jó.2.10). A melhor atitude neste momento é aquela demonstrada pelos amigos de Jó durante os primeiros sete dias - calar-se e chorar (Jó.2.13). Se não sabe o que falar, não fale nada (Pv.10.19). Diante de uma situação de sofrimento qual tende a ser o seu procedimento, ser como Jó ou como a mulher dele? Reflita nas últimas situações de sofrimento que você passou e como você reagiu a cada uma delas. Quando pessoas ao seu redor estão passando por uma situação de dor, qual tem sido a sua atitude para com estas pessoas? Você demonstra amor bíblico, interessando-se pelo sofrimento e dor dessa pessoa?  Você é pronta para falar mesmo que o momento não seja o mais oportuno? Responda estas perguntas olhando para as últimas situações onde você teve a oportunidade de consolar alguém.

Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jó.3.1-26

1. Diante da realidade do seu sofrimento e de ter se mantido fiel em dois duros momentos de sua vida, Jó passa a refletir de modo mais intenso sobre a sua condição. Dúvidas e inquietações começam a surgir em sua mente e as respostas, talvez, demorem a aparecer. Em meio a situações de dor e sofrimento Jó amaldiçoa o dia do seu nascimento e deseja intensamente a morte. A vida já não lhe é mais bem vinda, o que ele mais anseia é o fim dela. Jó baixou momentaneamente as guardas. Momentos de dor e sofrimento exigem que o homem mantenha cativo o seu pensamento no Senhor que gere e controla todas as coisas que cercam nossa vida. Neste momento, ore e clame ao Senhor por graça e dependência. Estabeleça um plano de estudos sobre a pessoa de Deus (Sugiro a leitura do livro de A. W. Tozer, Mais Perto de Deus, Editora Mundo Cristão). Memorize versículos que falem sobre o caráter de Deus. Faça como o Salmista, que meditava na lei do Senhor de dia e de noite (Sl.1.2). Nos momentos de sofrimentos e dor o que lhe sustentará será o SENHOR.

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios