Home / Recursos / Estudos / Isaque, Esaú e Jacó
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
14/06/2011

Isaque, Esaú e JacóImprimir

ISAQUE, ESAÚ E JACÓ

A Biografia desta semana será de três personagens de uma mesma família Isaque, filho de Abraão, e seus dois filhos Esaú e Jacó. Como as situações que cercaram a vida deles pode nos ajudar a pensarmos hoje.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Gn.26.1-11

1. Abraão teve apenas um filho com sua esposa Sara. Este se chamava Isaque e era o filho da promessa, aquele por meio de quem Deus estenderia as Suas bênçãos. Isaque nascera na velhice tanto de seu pai como de sua mãe. Decorridos alguns anos sua mãe falecera (Gn.23.1-20) e não teve a oportunidade de vê-lo se casando com uma mulher da sua parentela, chamada Rebeca (Gn.24.1-67). Assim como Sara, Rebeca era bela e esta deu a luz a dois filhos, Esaú e Jacó. Em dado momento de suas vidas esta família se deslocou para Gerar e se encontrou com o rei dos filisteus. Deus fala com Isaque e ratifica as bênçãos prometidas a seu pai. Porém, assim como seu pai Abraão, Isaque temeu perder a sua própria vida por causa da beleza de sua esposa (Gn.26.7-10). Isaque não era nascido quando Abrão mentiu para poupar a sua vida. Isso nos leva a pensar em duas questões: Primeira: quem são as pessoas que estão ao teu redor e como elas te influenciam? Aliste ao menos 5 pessoas que são próximas de ti e como cada uma delas pode influenciar sua vida. Segunda: Isaque não viu Abraão mentir para poupar a sua vida, então de onde ele maquinou essa mentira? (Leia Jr.17.9;  Mc.7.21-23). Aliste em sua vida 3 situações onde você planejou algo que era errado e o que você fez para reparar o que havia feito de errado.

2. Não devemos colocar a responsabilidade de nossas ações pecaminosas nas influências que nos cercam. Elas podem ser importantes, mas não são determinantes para nossas escolhas. Em Pv.22.24,25 está escrito para "não nos associarmos com o iracundo, nem andarmos com o homem colérico, para que não aprendamos as tuas veredas e, assim, enlaces a tua alma". Este texto mostra claramente o poder influenciador das amizades, mas coloca a responsabilidade de não andar ao lado dele em cada um de nós. Aliste quem são os seus amigos? Quais os critérios que você utilizou para estabelecer as suas amizades? Aliste. Estes critérios são bíblicos? Quais textos bíblicos sustentam os critérios que você alistou? Se não há base bíblica, você está disposto a alterar estes critérios, para critérios bíblicos, e possivelmente reavaliar as suas amizades? Você tem sido uma boa influência para aqueles que lhe cercam? Descreva como isso é verificável.

Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Gn.25.27-34

1. Os dois filhos de Isaque e Rebeca tiveram uma gravidez bastante "agitada" e desde o ventre o Senhor já havia dito que "o mais velho servirá ao mais moço" (Gn.25.19-26). O filho mais velho era Esaú que era o filho preferido de Isaque. O mais moço era Jacó que era o filho preferido de Rebeca. Pais que têm preferência por um filho em relação ao outro estão fomentado a divisão e a contenda para casa. Certo dia Esaú chegou faminto e desejou a comida preparada por Jacó. Astuto, Jacó barganha com seu irmão para obter um benefício temporal importante, a primogenitura. E, Esaú por sua vez, despreza completamente o benefício concedido a ele, demonstrando completa ingratidão e repugnância a primogenitura. Jacó barganha enquanto Esaú despreza. Tudo isso por um prato de comida. Pensando na sua vida agora, quais são as situações onde você percebe uma forte tendência a barganhar para obter um benefício? Descreva algumas dessas situações (pense em situações com a esposa, marido, filhos, pais, chefes, amigos, etc.).

2. Isaque e Rebeca tinham preferências bem definidas no que dizia respeito aos seus filhos. Situações como essa levam a avaliações distorcidas dos fatos e trazem grande tristeza para o lar. O Sl.27.10 é uma verdade sempre presente àqueles que passam por situações semelhantes. Se, infelizmente, essa é uma realidade na sua vida coloque-se diante de Deus e louve-O, porque jamais Ele o desamparou. Aliste 5 maneiras que você pode demonstrar amor para a pessoa que não lhe favorece. Agora, identifique se há em sua vida preferências a pessoas que te levam a agir de maneira corrompida. Em quais circunstâncias (casa, amigos, familiares, trabalho) e com quais pessoas é mais fácil você agir dessa forma corrompida quer para beneficiar alguém ou para desprezar alguém? Escreva.

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Gn.29.21-30

1. A clara preferência que os pais, Isaque e Rebeca, tinham pelos filhos foi um dos fatores promotores dum grande conflito na casa de Isaque. Conflito tal que Esaú desejou matar a Jacó no momento oportuno (Gn.27.1-28.9). Jacó foi para a terra onde o irmão de sua mãe, Labão, vivia. Lá ele morou e trabalhou para estabelecer a sua própria família. Labão, contudo, agiu com má fé e utilizou o trabalho de Jacó para se enriquecer e não deu a ele o que havia sido combinado - Raquel como sua esposa. Diante de injustiças e descumprimentos de acordos quais são suas reações? Aliste que princípios devem governar a mediação de conflitos entre adultos (Sugiro a leitura do Capítulo 10 do livro "Os conflitos no lar e as escolhas do pacificador", autores Ken Sande e Tom Raabe, Editora NUTRA Publicações, 2011).

Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Gn.33.1-20

1. Jacó, juntamente com toda a sua família e bens, deixou a casa de Labão (Gn.31) e foi de retorno à casa de seus pais, mais precisamente a casa de Esaú seu irmão que havia desejado lhe matar. Jacó de modo muito humilde reconhece os seus temores e os coloca diante de Deus (Gn.32.7-11). Pacificamente ele busca solucionar o conflito com seu irmão Esaú. Com a graça do Senhor agindo na vida deles o conflito é sanado e a família em paz volta a conviver. Conflitos não solucionados no passado podem exigir, num momento posterior, uma retratação e pedido de perdão (leia a carta de Paulo a Filemom). Existem situações de conflito em sua vida que você ainda não resolveu? Aliste-os. Estabeleça estratégias e planos para solucionar biblicamente cada um deles. Gaste tempo com Deus pedido sabedoria e orientação para estes encontros. Ore por graça e esteja disposto a perder.
 

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios