Home / Recursos / Estudos / Eliseu
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
18/10/2011

EliseuImprimir

ELISEU

 Existe um homem no Antigo Testamento que recebeu um grande desafio. Não era um desafio de edificação ou conquista, antes era um desafio de lutar contra a idolatria e paganismo dentro da nação de Israel. Soma-se a isso o fato de seu antecessor ter sido um dos maiores homens da história de Israel - Elias. O desenvolvimento deste ministério deveria ser feito debaixo de completa dependência de Deus e envolto em grande temor. Pela graça de Deus o homem que assumiu este ministério possuía estes traços de caráter que se tornaram claros à medida que sua história e feitos foram se sucedendo. Seu nome: Eliseu.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE II Rs.2.9-25

1. Eliseu fora escolhido por Elias quando este estava lavrando a terra (I Rs.19.19-21) e acompanhou boa parte do ministério do seu mestre. Todavia, diante da realidade de que Elias não mais estaria na presença deles (II Rs.2.1-8) um sucessor definitivo para o seu ministério se faz necessário. Este sucessor é Eliseu e isto está mais do que claro. O que deixar àquele que lhe substituirá? Que legado deixar para um filho?  Qual a herança que um pai poderia deixar para os seus herdeiros? A pergunta de Elias no verso 9 enquadra-se neste tópico: "Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti". A sabedoria do herdeiro, do filho, do sucessor está diretamente ligada também àquilo que é pedido. O que um filho gostaria que seu pai lhe deixasse de legado? O que um herdeiro gostaria que um pai lhe deixasse de herança?  O que um sucessor gostaria que o seu antecessor o concedesse? A sabedoria de Eliseu se mostra no momento em que seu desejo não é por bens ou fama, mas a por capacitação do Espírito: "peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito". O pedido de Eliseu é impossível de ser concedido por Elias, mas este está certo de que Deus pode conceder isto a seu servo. De tal maneira isso se dá que nos versos 14-25 vemos como Deus concedeu do Seu Espírito a Eliseu. Em Tg.1.5 nos é dito que Deus concede sabedoria aquele que pede.

 a. Para pais: Quais seriam uma herança, um legado e um modelo bíblicos que você poderia deixar para os seus filhos? Como você tem vivido para deixar esta herança, legado e modelo para os seus filhos? Descreva. O que você pode fazer para aprimorar, corrigir ou mesmo estabelecer uma herança, legado ou modelo para os seus filhos? Avalie biblicamente os seus desejos e motivos ao pensar nestas questões.

 b. Para filhos: Quais seriam uma herança, um legado e um modelo bíblicos que você gostaria de receber de seus pais? Você estaria disposto a se submeter ao modelo e exemplo bíblicos de seus pais? Descreva de que maneira isso poderia ser visível em sua vida. O quanto você exige de seus pais bens materiais? Aliste quais foram os seus últimos pedidos à seus pais. Quantas vezes você clamou a Deus por sabedoria e quantas vezes você orou outros bens? Avalie cada uma desses pedidos biblicamente.

Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE II Rs.4.1-37

1. Eliseu fora capacitado pelo Senhor, por meio do Seu Espírito, para executar feitos e obras grandiosas para que ficasse claro de havia um homem naquela terra que falava em nome do Senhor, Deus de Israel. No meio de uma nação cujos reis promoviam a adoração a deuses pagãos (vd. II Rs.3.1-3), Eliseu estava sendo usado pelo Senhor. O cuidado do Senhor, entretanto, era manifesto em meio a situações rotineiras. Eliseu pode suprir a necessidade de duas mulheres. A primeira delas carecia de sustento e a segunda deseja ter um filho. Em ambos os casos o nome do Senhor foi adorado e exaltado e Eliseu sempre se apresenta como um servo usado pelo seu Mestre. Eliseu pediu capacitação e usa a sua capacitação na obra de Deus. Olhando para sua vida, como você tem servido ao Senhor com os talentos e dons que Ele lhe concedeu? Descreva. De que maneira você pode aprimorar o seu serviço a Deus? Estabeleça estratégias para isso. Qual deve ser a atitude daquele que busca servir ao Senhor com os talentos e dons que Deus lhe concedeu? Fundamente com textos bíblicos a sua resposta.

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE II Rs.5.1-27

1. A dependência e o temor ao Senhor são muito visíveis na vida de Eliseu neste momento específico de sua vida. Um nobre da corte Síria sofria de lepra, seu nome era Naamã, e ouvira falar de que em Israel havia um homem de Deus que poderia curar a sua doença (II Rs.5.1-5). Ao ouvir Eliseu que Naamã chegara a Israel e o rei de Israel rasgara as suas vestes temendo não poder resolver o problema do alto oficial Sírio, uma oportunidade de manifestar o poder de Deus para uma nação ímpia e distante de Deus clara se mostrou. Eliseu chama a Naamã e lhe orienta sobre o que fazer - mergulhar no rio Jordão sete vezes (II Rs.5.10). Inicialmente o oficial Sírio não se convence de que isso é o melhor para ele efetuar. Motivado, porém, pelos seus servos ele cede e mergulha no rio Jordão. Ao sair do rio sua lepra estava curada. Como forma de gratidão Naamã deseja dar uma enorme quantidade de bens para Eliseu e este recusa. Contrastando com a atitude de Eliseu está Geazi, o homem que servia a Eliseu. Vendo a oportunidade de ganhar algum recurso ele corre até Naamã e pede, em nome de Eliseu, uma parte dos bens. Como consequência ele se torna leproso (II Rs.5.27). Enquanto Eliseu teme e depende do Senhor, Geazi, assim como o rei de Israel, não teme e nem depende do Senhor. Diante da oportunidade de ganho, Geazi abriu mão de valores para satisfazer desejos momentâneos. Olhe para sua vida e veja se você tem aberto mão de temer e depender do Senhor para obter benefícios momentâneos e temporais (Pense em situações como mentiras, sonegações, contratos fraudulentos, não declarações, frouxidão e racionalização de princípios bíblicos). Aliste situações onde isso ocorreu ou ocorre. Estabeleça passos para mudar e busque auxílio de algum irmão para lhe auxiliar nesse processo. Caso não seja essa uma dificuldade em sua vida, ore a Deus pedindo graça para que conserve em você um coração temente e dependente Dele.


Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE II Rs.6.8-23

1. Como temos visto, a vida de Eliseu é marcada por temor e dependência. A Síria buscava invadir Israel, mas Israel conseguia livrar-se completamente da investidas sírias. O rei é informado que a libertação de Israel ocorria pelo ministério de Eliseu que sabia exatamente o que o exército Sírio faria (II Rs.6.12). O rei Sírio, então, manda perseguir e prender a Eliseu (II Rs.6.13). Tendo o exército Sírio cercado a cidade onde estava Eliseu, o servo de Eliseu temeu (II Rs.6.15). Contudo, Eliseu não temeu o exército, mas confiou que Deus estava cuidando e lutaria a sua causa. Sua oração foi para que Deus abrisse os olhos de seu servo para ver quem lutava por eles e cegar os inimigos (II Rs.6.17,18). Cegos o exército Sírio foi levado a presença do rei de Israel que os subjugou e depois disso não houve mais investida Síria (II Rs.6.23). Eliseu novamente reflete sua dependência e temor do Senhor e descansa no fato de que o Senhor luta a batalha do Seu povo. Em quem você tem posto a sua confiança? De quem você depende? A quem você teme? Gaste um momento buscando a Deus, clamando por sabedoria e sondando o seu coração, para que dependência e temor estejam sempre presentes na sua vida.

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios