Home / Recursos / Estudos / Elias
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
11/10/2011

EliasImprimir

ELIAS

 Um dos personagens mais marcantes de todo o Antigo Testamento é Elias. Os feitos do Senhor executados por meio dele manifestavam o controle e o cuidado de Deus para com a Sua nação eleita. Deus utiliza homens comuns para executar feitos grandiosos para a Sua honra e para a Sua glória. Que a vida de Elias seja um encorajamento para confiarmos e exaltarmos mais e mais no Senhor Deus.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Rs.17.1-24

1. Diante de um rei ímpio, Elias profetiza que haveria fome na terra de Israel (I Rs.17.1). Deus proveu para o Seu profeta pleno sustento por meio de corvos que lhe levavam pão e carne duas vezes ao dia e levou Elias próximo a um córrego para ser provido de água (I Rs.17.6). Quando seu sustento acabou houve provisão de Deus através da vida de uma viúva que morava em Sarepta (I Rs.17.9). O mais incomum seria que uma mulher viúva tivesse condições em tempo de seca de prover alimento e sustento para um homem. O que se vê, porém, é Deus provendo tanto para o seu profeta como para a viúva e seu filho (I Rs.17.16). A dura realidade fez com que o filho da viúva viesse a falecer o que permitiu que mais uma vez Deus manifestasse o seu poder por meio da vida de Elias (I Rs.17.22). O resultado destes feitos foi a exaltação do nome do Senhor (I Rs.17.24). Os feitos maravilhosos do Senhor se demonstram para que o nome Dele seja exaltado e glorificado. Uma forma de exaltarmos o Senhor é olharmos para aquilo que Ele já fez em nossas vidas. Aliste situações onde isso ocorreu e busque exemplos bíblicos onde é possível ver a mão graciosa de Deus agindo. Memorize ao menos um versículo que revela o cuidado de Deus.


Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Rs.18.1-46

1. A nação de Israel estava afastada os caminhos do Senhor e tinha como seu rei um homem ímpio e de coração perverso cuja mulher era tão ímpia quanto ele (I Rs.16.30-34). Em sua imensa graça Deus havia conservado alguns homens piedosos dentro de Israel. Obadias era temente a Deus e preservou a vida de 100 profetas com pão e água, além de Elias que o próprio Senhor cuidava. A seca era forte e castigava a nação. Deus, então, chamou a Elias para que se apresentasse a Acabe dizendo que cessaria a seca. Antes, porém, o Senhor demonstraria o Seu poder e confrontaria a idolatria da nação. Como? Humilhando os profetas de Baal e exaltando a Elias (I Rs.18.20-40). O resultado foi a morte de todos os profetas de Baal e daqueles que serviram a falsos deuses. Deus fez, então, cair chuva sobre a terra de Israel. Elias estava sozinho no monte Carmelo contra 450 homens de Baal. Contudo, Elias exaltava ao Senhor nos seus feitos e buscava trazer a nação novamente para os caminhos do Senhor. Diante de uma situação em que você se vê lutando, em quem você confia? Descreva 3 situações de dificuldade em sua vida que você teve a oportunidade de confiar na provisão e cuidado que o Senhor dá. Aliste suas reações, seus pensamentos, suas palavras. Ore a Deus pedindo graça para que nestes momentos você possa se lembrar do Senhor que cuida zelosamente dos Seus filhos.


Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I Rs.19.1-21

1. Seria de se esperar que um homem que acabara de ver as obras do Senhor sendo feitas em sua vida e por seu intermédio não temeria a mais nada. Todavia, o que vemos não é bem isso. Acabe reporta a sua esposa Jezabel o que ocorrera no monte Carmelo e, ela envia, por sua vez, um recado a Elias dizendo que Elias seria morto (I Rs.19.2). Este era o momento para Elias demonstrar de modo claro a sua confiança no Senhor, mas ele foge. Foge para longe e de maneira bastante abatida e sem ânimo. Seu desejo era a morte (I Rs.19.4). Em meio a esta situação de completo abatimento o Senhor cuidou de Elias, ainda que sua reação e seus sentimentos não fossem compatíveis com aquilo que o Senhor já havia feito em sua vida. No momento oportuno Deus confrontou a Elias (I Rs.19.13) e sua resposta demonstra tudo àquilo que passava em seu coração - um senso de justiça própria e orgulho (I Rs.19.14). A forma dada por Deus para lidar com este coração abatido, mas cheio de justiça própria e orgulho era voltar e encarar os desafios, além de alertá-lo de que ele não estava sozinho e que sua visão era limitada pelo seu próprio egoísmo (I Rs.19.15-18). Em muitos casos, nossas tristezas profundas e abatimentos, são fruto de um coração cheio de justiça própria que avalia a vida através de suas próprias lentes e não pelas lentes do Senhor. O padrão de retidão não é mais Deus e Sua palavra, mas eu e meus atos. Em quais situações de sua vida mais comumente você verifica justiça própria? Descreva. Quais outros personagens bíblicos tiveram que trabalhar com este pecado? Aliste. Como Deus lidou com a justiça própria de Elias e resolveu o seu abatimento? Estabeleça os passos. Quando desejamos controlar em demasia os fatos de nossa vida no momento em que eles fogem ao nosso controle, nossa resposta emocional, geralmente, é abatimento e tristeza profunda. Lidar com isso passa por mudar o foco de nossa confiança; mudar o foco de nós mesmo para Deus.


Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE II Rs.2.1-18

1. Assim como a vida de Elias é marcada por momentos de grandes lutas e sérios abatimentos, o final do seu ministério é impressionante. Ele já havia escolhido Eliseu como o seu sucessor e, Deus estava próximo a levá-lo para junto de Dele (II Rs.2.1). O seu ministério estava chegando ao fim e a lealdade de Eliseu era enorme e não o deixava sozinho (II Rs.2.2,4,6). O Senhor levou Elias para junto de Si e a capa de Elias ficou com Eliseu que no mesmo instante foi capacitado pelo Senhor para continuar o ministério que Elias tinha dentro da nação de Israel (II Rs.2.15). O Senhor demonstra o Seu cuidado por levantar homens que O servem e que buscam manter o povo de Deus louvando, exaltando e adorando a Deus. Neste momento louve a Deus pelo cuidado Dele para com a sua vida e clame a Deus para que ele conserve sempre homens que conduzam o povo Dele em santidade e amor a Deus e ao próximo.

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios