Home / Recursos / Estudos / Davi - Parte II
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
06/09/2011

Davi - Parte IIImprimir

DAVI - PARTE II

 Pensar na vida de Davi é ver como Deus age de modo soberano na História para cumprir e estabelecer os seus planos bons e perfeitos. O jovem que fora um pastor de ovelhas, agora se encaminha para tornar-se o grande rei de Israel e conduzir esta nação para uma época de grande prosperidade debaixo do cuidado e supervisão do Senhor. Contudo, não sem momentos de dor e sofrimento.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE II Sm.6.1-23

1. Saul e Jônatas haviam morrido e o trono de Israel estava vago. Este talvez fosse o momento para que Davi assumisse o trono. Mas devido a diversas disputas, Davi permaneceu como rei somente de Judá por sete anos e três meses e depois mais 33 anos sobre todo o Israel (II Sm.2.1-6.25). Ao assumir o trono um dos seus desejos era levar a arca para Jerusalém. Para isso ele reúne cerca de 30 mil pessoas para que pudessem louvar ao Senhor durante o trajeto de levar a arca até Jerusalém. Contudo, haviam algumas ordens estabelecidas pelo próprio Deus descrevendo como deveria ser transportada a arca e estas não foram cumpridas (Êx.25.10-15; Nm.3.30,31; 4.15; 7.9). Diante da possibilidade da arca cair, pois seu transporte não era feito de maneira apropriada, Usá tocou na arca e morreu no ato. Davi temeu ao Senhor naquele dia (II Sm.6.9). Não é prestado louvor ao Senhor ao executar algo em nome do Senhor. Louvor ao Senhor é prestado com temor e cumprindo os seus mandamentos. O ensino foi tão claro que três meses depois Davi conseguiu levar a arca até Jerusalém, mas agora com o temor e ordem necessários. Davi se alegrava e louvava a Deus durante todo o trajeto (II Sm.6.14) e isso muito indignou a Mical, esposa de Davi, filha de Saul (II Sm.6.16). Após sacrificar ao Senhor e despedir o povo no nome do Senhor dos Exércitos, Davi chegou a sua casa e recebeu forte reprovação por parte de sua esposa. Ele, porém, responde a Mical afirmando que para o Senhor ele se humilhara naquilo que for necessário para adorá-lO. Como você tem louvado ao Senhor em sua vida? Sonde o seu coração e faça uma relação das maneiras que você tem usado para louvar ao Senhor. Você teme quando está louvando ao Senhor ou age com displicência como Usá? Descreva como você percebe isso em sua vida.

2. Olhando para o contexto familiar, como um marido e uma esposa podem adorar ao Senhor juntos? Aliste estratégias para que isso ocorra em sua casa. Um cônjuge pode ser um grande empecilho para o louvor ao Senhor, se olharmos a atitude Mical. De que maneiras um casal pode dificultar o louvor ao Senhor? Você, que é casado, tem sido um empecilho para o louvo ao Senhor? Se o seu cônjuge tem tido dificuldades para louvar ao Senhor, como você pode ajudá-lo neste processo, caso isso seja possível? Aliste maneiras de como ajudá-lo.


Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE II Sm.7.1-29

1. O Senhor tem um real prazer em honrar aqueles que o adoram, amam e louvam o Seu Santo Nome. Davi viu-se cheio de bens e com uma bela casa para morar (II Sm.7.2). Isso lhe fez pensar onde estava posta a arca do Senhor e que não havia um local para que Ele pudesse ser adorado oficialmente, apenas uma tenda. O desejo de Davi era oferecer o melhor que ele tinha para o Senhor e Deus honrou a sua disposição, pois em nenhum momento Deus exigiu que Lhe fosse construído um local para Sua "habitação" (II Sm.7.6,7). Deus então escolheu Davi para que ele fosse o precursor de uma linha real que seria perpétua e o cetro jamais se apartaria de sua casa (II Sm.7.12-17). A resposta de Davi ao saber o que o Senhor faria com ele e por meio dele foi grande adoração e louvor (II Sm.7.18-29). Esta aliança feita por Deus com Davi reflete muito do cuidado de Deus para com o Seu servo. Davi desejou servir ao Senhor com o melhor e da melhor maneira que ele poderia. Quando você pensa em servir ao Senhor, a busca pela excelência é um alvo em seu serviço? Como você verifica isso em sua vida? (Pense em perguntas como: quanto tempo, empenho, criatividade, recursos você utiliza para servir? Pense em como você organiza a sua agenda para poder servir; pense nas prioridades da sua vida: trabalho, família, lazer, amigos, igreja). Quais passos você poderia dar para buscar um serviço mais excelente? Que áreas dentro da sua igreja você poderia servir ao Senhor?


Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE II Sm.11.1-27

1. Davi, nem sempre foi um homem exemplar em seus feitos. Por mais que ele seja lembrado como "o homem segundo o coração de Deus" (At.13.22), sempre ficará a marca "o homem que coabitou com Bate-Seba e matou a Urias". O texto é bastante claro que Davi deveria ter saído do palácio naqueles dias, pois o seu exército estava em batalha (II Sm.11.1). Ficando no palácio, Davi pode avistar uma bela mulher tomando banho num local próximo ao palácio. Seu nome era Bate-Seba e seu marido chamava-se Urias era soldado leal a Davi. Davi manda chamar Bate-Seba para deitar-se com ela. Ela concebe e avisa a Davi. O marido no campo de batalha e todos sabendo que Davi a havia chamado para o seu palácio traria grande desconfiança sobre a integridade de ambos. Sendo assim, a ideia de Davi foi chamar a Urias do campo de batalha a fim de que se deitasse com Bate-Seba e haveria uma justificativa para a gravidez. Porém a lealdade de Urias era tal que ele não foi para a sua casa. A lealdade de Davi para com este soldado era mínima e mandou que ele levasse a Joabe, chefe da guarda, o seu atestado de óbito (II Sm.11.14-18). Urias morreu em batalha e Davi agora estava livre para casar-se como Bate-Seba. O Senhor, contudo, viu o que Davi fizera e isto era mal aos olhos Dele (II Sm.11.27). Em nenhum momento Davi lembrou-se do Senhor, mas o Senhor jamais se esqueceu de Davi nesta situação. Davi fez exatamente aquilo que estava em seu coração - satisfazer os seus desejos mais impuros. Todas as vezes que nos esquecemos do Senhor em nosso dia-a-dia estamos mais sujeitos a cair. Que momentos da sua rotina você tende a se esquecer de Deus e fazer aquilo que está no seu coração pecaminoso? Aliste. Em quais áreas é mais difícil você manter a sua integridade diante de Deus? Que passos você pode dar para lidar com essas áreas de maior dificuldade? Descreve. O que você já tem feito para tratar biblicamente essas áreas? Descreva


Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE II Sm.12.1-15; Sl.32 E 51

1. Uma das maneiras que Deus usa para trazer a luz o pecado na vida de Seus filhos é por meio da confrontação. Confrontação que é para ser amorosa, mas levar o indivíduo a perceber o seu pecado. De modo muito claro isso fica claro na vida de Davi. O Senhor enviou a Natã para confrontar a Davi por causa do seu adultério com Bate-Seba. O método utilizado foi uma história, quase infantil, para trazer a luz a gravidade e seriedade do pecado de Davi. Davi reconhece o seu pecado e nesse processo ele escreve dois Salmos que relatam um pouco da agonia e da esperança que ele encontra no Senhor, que mesmo diante dos pecados dele, o perdoa e dele cuida (Leia os Salmos 32 e 51). Perdão, contudo, não é absolvição e o filho deste relacionamento adúltero morre (II Sm.12.15). Você já apresentou diante de Deus os seus pecados e pediu perdão por cada um deles? I Jo.1.9, diz que "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". Faça como Davi e sonde o seu coração e confesse os seus pecados a Deus e ele os perdoará. Depois, gaste um tempo louvando a Deus pelo perdão que ele nos oferece e estabeleça planos de mudança para esta área de sua vida.
 

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios