Home / Recursos / Estudos / Caim e Abel
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
31/05/2011

Caim e AbelImprimir

 
 
Caim e Abel
 
            As Biografias desta semana serão de Caim e Abel. Primeiros filhos de Adão e Eva depois de terem sido expulsos do jardim.
 
Terça-feira
 
Texto: Leia o texto de Gn.4.1-5
 
1.         Caim e Abel são apresentados como os filhos de Adão e Eva (Gn.4.1). Os dois tinham suas profissões. Abel era pastor de ovelhas e Caim lavrador (Gn.4.2). Ambos apresentaram ofertas perante o Senhor, mas agradou-se o Senhor de Abel e sua oferta. O texto de I Jo.3.12 nos diz que as obras de Caim "eram más, e as de seu irmão, justas". O problema não estava na oferta apenas, mas na atitude do coração ao fazer a oferta. É possível fazermos a coisa certa com a motivação errada? Descreva uma situação onde desejou algo correto, mas a motivação por trás desse desejo era errada. Pense, por exemplo, em situações como: Gostaria que meu esposo(a) tivesse tal resposta, pois assim a minha vida seria mais fácil e melhor. O mesmo pense em relação aos filhos, pais, amigos, irmãos da igreja. Seja o mais específico possível e transparente diante de Deus em suas anotações.
 
 
Quarta-feira
 
Texto: Leia o texto de Gn.4.6,7
 
1.         Caim sabia que o Senhor havia rejeitado a ele e o seu sacrifício. Quais são as duas áreas para as quais Deus chama a atenção de Caim em Gn.4.6? Quais são as situações na sua vida onde você tende a se irar e demonstrar o seu descontentamento com o que ocorreu, descreva?
 
2.         Leia esta possível definição para ira: "Ira é uma resposta emocional que reflete uma percepção, conclusão ou avaliação do coração de uma determinada situação, seja envolvendo coisas, lugares ou pessoas". Olhando para a sua vida e para as situações onde você se ira, escreva: (a) o que você pensou quando viu ou ouviu algo e que, em seguida, respondeu com ira? (b) que direito ou suposto direito você julgou ser retirado de você? Assim como fizemos ontem, seja o mais específico possível naquilo que estiver escrevendo. (Sugiro que leia o Capítulo 1 do livro - "Ira - Arrancando o mal pela raiz", autor Robert D. Jones, Editora NUTRA Publicações, 2010, para uma discussão mais detalhada sobre o conceito de Ira).
 
3.         Em Gn.4.7 o Senhor confronta a Caim. Deus diz a Caim que sua oferta seria aceita se ele tivesse procedido bem. Uma vez que procedeu mal ele tinha uma responsabilidade diante disto - dominar o desejo de fazer o que é mal. Aliste 5 situações onde o mal estava a porta e cabia a você dominá-lo. Descreva quais passos você deu para resistir ao pecado. Se não resistiu ao pecado, onde permitiu que ele entrasse? Que passos você deveria dar para evitar o mal nesta situação específica quando ele vier a ocorrer novamente? (Pense em situações como briguei com meu chefe, pai, esposa, professor. Fiz exigências onde não deveria ter feito. Reagi quando contrariado, entre outras situações).
 
Quinta-feira
 
Texto: Leia o texto de Gn.4.8
 
1.         Uma das características mais marcantes deste texto é que a ação de Caim é completamente planejada. Caim pensou em como mataria seu irmão. Ele chamou para o campo, eles foram ao campo, ele atacou a Abel e então o matou. Faça uma lista de quais são as áreas de sua vida onde você mais luta para dominar o pecado?
 
2.         Procure e aliste nas Escrituras ao menos dois personagens que tiveram a oportunidade de pecar, mas conseguiram dominar o pecado. Em seguida, descreva como cada um destes personagens escolhidos por você conseguiu dominar o pecado. Que lições ele apresenta para você que lhe auxiliarão a dominar as áreas de maior dificuldade na tua vida?
 
3.         Procure e aliste nas Escrituras ao menos dois personagens que tiveram a oportunidade de pecar e, de fato, pecaram. Em seguida, descreva quais foram as ações tomadas pelos personagens escolhidos por você que facilitaram a execução do pecado. Que alertas estes personagens trazem para você que o auxiliarão a não se deixar dominar pelo pecado?
 
Sexta-feira
 
Texto: Leia o texto de Gn.4.9-16
 
1.         Em um novo diálogo entre Deus e Caim não há mais o alerta de Gn.4.6,7. Agora, a ênfase é de correção e repreensão. A forma como Caim responde a Deus demonstra o seu desdém pelos conselhos do Senhor. Leia o texto de Pv.1.29-33 e responda: (a) De que maneira eu posso desprezar os conselhos sábios que a mim são dados? (b) Em que situações em minha vida tendo a desprezar o conselho sábio? Descreva. (Exemplos: decisões de carreira, vida pessoal, educação de filhos, relacionamento, entre outras).
 
2.         Quando Caim recebe a justa punição de Deus pelo seu pecado a sua reação é questionar a severidade da punição de Deus (Gn.4.10-14). O orgulho demonstrado por Caim ao questionar a ação de Deus em sua vida é a evidência da ausência de arrependimento. Olhe para os seguintes textos de Salmos e Provérbios e descreva como Deus vê este indivíduo (Sl.10.2,4; 101.5; Pv.11.2; 16.5,18; 21.4,24). Qual é a consequência da arrogância na vida de alguém? Aliste momentos de sua vida em que você tem que lidar com a arrogância/soberba. Quais são as ações que você tem tomado para lidar com situações de arrogância/soberba em sua vida?
 
3.         Os desejos de Caim ao ouvir a punição do Senhor são se esconder e, se possível, até morrer o mais brevemente possível (Gn.4.14). Fuga e desejo de morte são alguns dos resultados da culpa proveniente do pecado. Deus, porém, impede que Caim seja morto e faz uso de uma punição para quem matar a Caim (Gn.4.15). Alguém distante de Deus como Caim estava despreza o pensar correto sobre Deus. Leia Is.29.15,16 e veja que tentar fugir e se esconder de Deus é tolice. Aliste as áreas com quais você precisa lidar em sua vida onde "esconder de Deus" poderia ser uma possibilidade. Reconforte-se no Senhor e faça aquilo que I Jo.1.9 diz. Gaste alguns momentos orando e louvando a Deus, pois Ele te livrou da condenação e culpa do pecado.

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios