Home / Recursos / Estudos / Adão e Eva
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
24/05/2011

Adão e EvaImprimir

 
Adão e Eva
 
Começamos hoje nossas devocionais sobre "Biografias Bíblicas" e faremos isto da seguinte maneira. Haverá perguntas para cada dia da semana e elas estão divididas em dois grupos: (a) perguntas que orientarão o nosso conhecimento sobre os personagens; (b) perguntas que visam orientá-lo a aplicar para sua vida o que você tem descoberto.
 
Iniciaremos com uma dupla biografia - Adão e Eva. Os primeiros personagens da história bíblica e os primeiros seres humanos criados pelo nosso Deus.
 
Terça-feira
 
Texto: Leia o texto de Gn.1.26-31
 
1.         Em Gn.1.26 Deus diz que criou o homem (humanidade). Descreva que características foram dadas a este homem que o diferem do restante da criação (cf. Gn.1.20-25).
 
2.         Quando Deus criou o homem (humanidade) quais foram as ordens que Deus estipulou para que a humanidade cumprisse (Gn.1.28)?
 
3.         Ao dar as ordens para o homem (humanidade) Deus também concedeu todo o sustento necessário para que este homem pudesse executar aquilo que Ele havia estabelecido (Gn.1.29,30). Aliste aos menos cinco (5) momentos em sua vida neste ano onde você pôde ver Deus suprindo suas necessidades. (Lembre-se que o que Deus deu à humanidade era o básico para a subsistência!)
 
4.         Ao final deste processo criativo, Deus olhou para o que havia feito e "eis que era muito bom" (Gn.1.31). Utilize este momento para louvar a Deus pelo cuidado demonstrado por Ele na sua vida. Faça isto orando a Deus.
 
Quarta-feira
 
Texto: Leia o texto de Gn.2.18-25
 
1.         Ao lermos Gn.1.26,27 vemos que Deus criou a humanidade (homem e mulher). Em Gn.2.18-22 vemos o processo mais detalhado da criação da mulher (para a criação do homem veja Gn.2.7). O que a mulher seria para o homem? O termo hebraico usado para traduzir "auxiliadora" em Gn.2.18 é também traduzido nos Sl.33.20; 70.5; 115.9 por "auxílio" e "amparo". Para quem eles são usados?
 
2.         Considerando que essa é uma palavra atribuída a Deus o que significa ser "auxiliadora idônea"? Como você esposa pode ser uma auxiliadora idônea ao seu marido?
 
3.         A mulher foi criada a partir da costela de Adão. Ao ler Gn.2.23 há uma inseparável ligação entre o marido e a esposa, uma vez que ela é "osso dos meus ossos, carne da minha carne". Que implicações esta ligação traz para o relacionamento marido e esposa? Descreva ao menos duas.
 
4.         No texto de Gn.2.24 há três resoluções fundamentais para o casamento. Descreva quais são (observe os verbos no versículo!) e anote o que significa cada uma delas. Como você vê isto no seu casamento? Se você é solteiro, como você lidará com este tema no seu futuro casamento, se Deus permitir que se case?
 
Quinta-feira
 
Texto: Leia o texto de Gn.3.1-7
 
1.         No Jardim havia ambiente ideal, clima perfeito, comunhão plena com Deus e ausência do pecado. Até este momento da história bíblica apenas três personagens se relacionavam e conviviam harmoniosamente. Você consegue identificá-los antes de estudarmos os versos de Gn.3?
 
2.         No texto de Gn.3.1-7 um novo personagem é introduzido. Este personagem se utiliza de uma artimanha para conseguir o seu objetivo. Qual é este personagem? Qual a estratégia que ele utiliza para alcançar o objetivo dele (leia Gn.2.16,17)? Qual era o objetivo dele?
 
3.         O que este novo personagem fez foi estabelecer uma conversa e oferecer para a mulher uma alternativa ao plano de Deus, argumentando a favor de seus interesses. Este personagem foi um antiexemplo de conselheiro. Conselheiros devem conduzir a Deus! Quem são seus amigos e conselheiros? Eles são pessoas que tem te levado a pensar sobre a pessoa e o caráter de Deus? Aliste indivíduos que possam levá-lo para mais perto de Deus. Pense em maneiras de aproximar-se deles. Você identifica amizades cuja influência favorece o seu distanciamento de Deus? O que você planeja fazer com estas amizades?
 
4.         No texto de Gn.3.6 há um processo de queda bastante bem detalhado. Descreva o processo. Observe como a mulher descreve a árvore e o fruto. Agora veja como este processo se aplica a diversas áreas de sua vida (vitrines, propagandas, pessoas, coisas, imagens, filmes, etc.)
 
5.         O que a mulher fez diante da proposta do antiexemplo de conselheiro? Qual foi a consequência desta escolha para a homem e para mulher em Gn.3.7? (Leia Gn.2.25). Já ouve ou há uma situação onde, claramente, você é capaz de identificar as consequências de uma escolha pecaminosa na sua vida? Descreva. Olhando para a situação que você acabou de descrever, o que significaria uma escolha correta e quais as consequências?
 
Sexta-feira
 
Texto: Leia o texto de Gn.3.8-24
 
1.         Nos versos de Gn.3.8-10 descreva mais algumas das consequências do pecado na vida de Adão e Eva. Podemos dizer que o pecado maculou, distorceu, corrompeu a capacidade do homem pensar, sentir e agir corretamente. Como isso fica evidente neste trecho? Podemos confiar no nosso pensar, sentir e agir? Você tende a pensar que suas conclusões são corretas diante de uma determinada circunstância? Olhe para I Sm.18.6-15 e aliste os resultados das conclusões enganosas a que podemos chegar quando avaliamos uma determinada circunstância.
 
2.         As perguntas feitas por Deus a Adão em Gn.3.11 são muito especiais, pois todas elas buscam descobrir o que se passava na mente dele. Quando você olhar para a sua vida faça perguntas para você mesmo que lhe auxiliem a ver onde está o erro, tais como: (a) O Senhor aprovaria o que estou pensando, planejando ou fazendo? (b) É um bom testemunho? (c) Tem aparência de mal? (d) Edificaria outros? (e) É um exemplo a ser imitado? (f) Me escraviza? (g) Os meus motivos estão corretos? (Leia Sl.139.23,24)
 
3.         Qual a primeira estratégia usada por Adão e Eva quando confrontados por Deus? Descreva como a estratégia deles fica evidente. Qual tende ser a sua resposta quando confrontado com o seu erro? Descreva quais são as suas reações habituais. Avalie se elas estão alinhadas com as Escrituras. Se não estão que passos planeja dar para alinhar-se aos padrões de Deus no que se refere a maneira como você responde quando confrontado.

 

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios