Home / Recursos / Estudos / Onipresença
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
02/07/2013

OnipresençaImprimir

ATRIBUTOS DE DEUS - ONIPRESENÇA

Um dos atributos mais claramente descritos nas Escrituras é o da Onipresença de Deus. A certeza de que Deus está presente em todos os locais com todo o Seu Ser sem qualquer limitação espacial. Alguns autores preferem distinguir a imensidão e a presença de Deus. Nós, porém, trabalharemos os dois conceitos juntos, sob o prisma da Onipresença de Deus. A. W. Tozer escreve uma breve oração ao falar sobre este atributo de Deus que gostaria de compartilhar com você: "Nosso Pai, sabemos que estás presente em nosso meio, mas o nosso conhecimento é apenas figura e sombra da verdade e tem pouco do sabor espiritual e da doçura interior que tal conhecimento deveria outorgar. Isto é para nós grande perda, e enfraquece nosso coração. Faze com que imediatamente modifiquemos este aspecto de nossa vida para que experimentemos o significa real das palavras: `na Tua presença há delícias perpetuamente`. Amém". Que o conhecimento da presença de Deus nos conduza cada dia para mais perto dEle. Soli Deo Gloria

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE JR.23.23,24; SL.139.7-12

1. Há uma verdade claramente descrita nas Escrituras e que os dois textos que lemos hoje nos informam claramente - Deus é presente em todos os locais com todo o Seu ser. O salmista refletindo sobre o caráter de Deus descreve onde o Senhor se faz presente. O Salmo 139.8-10 descreve a imensidão da presença de Deus. Não há local no qual a presença do Senhor não seja real. O profeta Jeremias relata as palavras do próprio Deus sobre este aspecto do Seu caráter. O Senhor se descreve como um Deus presente, e Sua presença se faz sentir em tal magnitude que não lá local escondido para Ele (Jr.23.24a). Além disso, Sua presença enche toda a terra e céus (Jr.23.24b). Tente visualizar o local mais remoto e longínquo que sua mente é capaz de imaginar. Imaginou? Saiba que Deus estará lá! Lembre-se que não fisicamente, pois Deus é Espírito, mas estará lá. Esta noção da presença total e constante de Deus nos conduz a duas considerações que exploraremos nos próximos dias. Por hoje basta você meditar nesta verdade - Deus está presente em todos os locais com todo o Seu Ser sem qualquer limitação espacial. Gostaria que você escolhesse um dos textos de hoje e o memorizasse.

Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE GN.3.8; JN.1.3; II RS.24.20

1. É certo que a presença do Senhor é constante e total como vimos ontem. Está verdade nos conduz a uma primeira consideração. A certeza da presença de Deus deveria produzir em nós temor, pois nenhum dos nossos pecados é cometido longe da presença do Senhor e uma vez que Deus é santo, Ele não comungará com nosso pecado e nosso relacionamento e comunhão com Ele serão maculados. Adão e Eva depois de terem pecado tentaram se esconder de Deus, pois sabiam que o Senhor não compactuaria com o pecado deles. A tentativa de esconder-se da presença de Deus era completamente inútil, pois o Deus onipresente e onisciente sabia exatamente onde estavam e o que fizeram (Gn.3.8). O resultado de tal ação foi à quebra de comunhão. O profeta Jonas ao desobedecer às ordens do Senhor para pregar em Nínive tentou se afastar da presença de Deus. Tolo! Completamente impossível. O pecado dele havia sido cometido na presença do Senhor - Deus viu o que ele fizera - e não havia qualquer forma de se esconder de Deus (Jn.1.3). A tentativa de se esconder de Deus reflete um pensamento equivocado sobre o caráter de Deus e um desespero completo como resultado do pecado. Desta consideração extraímos duas verdades: 1. Nossos pecados são cometidos na presença de Deus; 2. Nossos pecados levam a quebra da comunhão e relacionamento com Deus. Na linguagem bíblica, aqueles que não vivem em obediência não desfrutam da presença de Deus. O que isso quer dizer? Que Deus deixou de ser onipresente? Sem dúvida que não! Porém, que o Deus presente não terá comunhão com o que vive em impiedade. A nação de Israel experimentou isso (II Rs.24.20). Diante de uma situação em que está prestes a pecar, você considera o fato de que Deus está junto de ti e vendo o que está prestes a fazer? Que ações você pode ter para ganhar esta consciência sobre a presença de Deus? Descreva.

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE FP.4.5-7; SL.16.11

1. Vimos ontem a primeira consideração sobre a certeza da presença de Deus. Hoje pensaremos em nossa segunda consideração. A certeza de que Deus é presente nos dá pleno conforto e descanso, pois Ele nos acompanha e ampara em meio às situações adversas. Muitas das vezes que passamos por situações aflitivas e de sofrimento temos a tendência de achar que o nosso Senhor se esqueceu de nós. Não há nada mais enganoso e mentiroso do que isso! Deus sempre está presente para consolar e amparar aqueles que O temem. Paulo em Fp.4.5 nos diz que "perto está o Senhor" e nos versos seguintes o apóstolo nos encoraja a não andarmos ansiosos por coisa alguma. Por que não devemos andar ansiosos? Porque o Senhor está perto de Deus e uma vez que está junto de Seu filho e ouvirá as súplicas e trará a paz que excede o entendimento (Fp.4.6,7). A certeza da presença do Senhor é fonte de constante consolo e amparo. Em meio às situações que nos cercam para quem irei? Perto está o Senhor! Diante desta realidade, então, o salmista pode afirmar que "na tua presença, há plenitude de alegria" (Sl.16.11). A alegria não é proporcionada por um momento, mas pela certeza do caráter presente de Deus. Ele está comigo, sempre! Isso me alegra. Você confia de que Deus está ao seu lado e lhe ampara em toda e qualquer situação? Aliste maneiras que essa confiança pode ser verificada. Que passos você pode dar em direção desta vida de comunhão e alegria que o Senhor propõe para aqueles que recorrem a presença do Senhor? Aliste.

Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE O LIVRO DE HABACUQUE

1. Sei que o texto de hoje longo, mas gostaria de propor algo para você. Leia o livro de Habacuque com a perspectiva da presença de Deus sempre constante e verifique de que forma esta verdade do caráter de Deus foi tratada por Habacuque. Como ele pensava? O que ele fez? Como Deus responde a ele? Que passos ele deu? Onde culmina a história? Depois contraste com a sua vida e veja se há algo que pode ser aperfeiçoado em sua jornada.

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios