Home / Recursos / Estudos / Onipotência
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
13/08/2013

OnipotênciaImprimir

ATRIBUTOS DE DEUS - ONIPOTÊNCIA

Um dos mais intensos atributos de Deus descrito nas Escrituras é o da onipotência. As páginas tanto do Antigo como do Novo Testamentos afirmam que Deus é onipotente. Não erro ao afirmar que o termo "onipotência" não se encontra nas Escrituras. Contudo, o conceito por detrás deste termo é presente. A. W. Tozer trabalha a ideia da onipotência de Deus de modo claro: "Deus, o Senhor Onipotente, pode fazer qualquer coisa difícil com a mesma facilidade com que realiza as coisas mais simples, porque tem em Suas mãos todo o poder do universo. Todos os Seus atos são feitos sem esforço. Ele não desgasta a Sua energia nem precisa recuperar forças, nem buscar fora de Si mesmo uma renovação de poder. Todo o poder está plenamente contido dentro do Seu próprio ser infinito". Ao olharmos para a evidência bíblica só nos resta louvarmos e adorarmos a Deus pelo fato dEle ser onipotente. Ao refletirmos essa semana neste atributo de nosso Senhor, gostaria muito de convidá-lo a considerar a sua pequenez diante deste Deus Todo-Poderoso. Novamente cito A. W. Tozer: "Nosso Pai Celestial, ouvimos-Te dizer: `Eu sou o Deus Todo-Poderoso; ande perante mim e sê perfeito`. Mas a não ser que Tu nos capacites, pelo Teu imenso poder, como poderemos nós, cuja natureza é fraca e pecaminosa, andar na perfeição? Ensina-nos a apropriarmo-nos do grandioso poder que operou em Cristo quando Tu O ressuscitaste dos mortos e O colocaste à Tua destra nos céus. Amém". Soli Deo Gloria

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE GN.17.1; SL.115.3; IS.40.15-17; AP.1.8; 19.6

1. Uma verdade afirmada nas Escrituras do início ao fim é que Deus é Todo-Poderoso. Abrão, em Gn.17.1, tem o próprio Deus se comunicando com ele e afirmando a Sua onipotência. Diante do fato que a promessa feita por Deus a Abrão em Gn.12.1-3 passava por ter uma grande nação e, neste momento da vida aos 99 anos, ainda ele não tinha filhos de Sara, somente o Deus Todo-poderoso poderia mudar o rumo natural das coisas por meio de uma intervenção poderosa. O salmista olhando para o caráter de Deus e contrastando com os ídolos criados por mãos e mentes humanas diz que o Senhor Deus "tudo faz como lhe agrada" (Sl.115.3). Todos os atos de nosso Senhor são praticados para o louvor de Sua Glória. Tudo Ele é capaz de fazer, desde que não viole o Seu próprio caráter santo. João, em Ap.1.8, nos afirma que Deus sempre foi e sempre será Todo-Poderoso. Não há um momento que Ele passou a ser onipotente e nem mesmo um momento sequer que Ele perdeu ou reduziu a Sua onipotência. O seu poder é pleno. Pelo fato de Deus ser Todo-Poderoso Ele é exaltado e adorado (Ap.19.6). Imagine o reino mais poderoso que você já conheceu? Agora leia o texto do profeta Isaías e veja como esse poderoso reino é na presença do Deus que é Todo-Poderoso (Is.40.15-17). Nada nem ninguém é tão poderoso como o nosso Deus. Neste momento gostaria que você pudesse orar ao Senhor louvando-o por Ele ser quem Ele é -Onipotente. Em sua oração relembre situações onde você pode ver a poderosa mão de Deus agindo em sua vida.

Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE MC.4.35-41; RM.1.20; HB.1.3

1. Uma das formas mais gloriosas de observamos o poder de Deus é olhando para criação de Deus. Paulo, em Rm.1.20, nos diz que criação revela o eterno poder de Deus. O autor de Hebreus nos diz que Cristo "sustenta todos as coisas pela palavra do Seu poder" (Hb.1.3). Tentemos imaginar o que isso significa. Sem sobra de dúvidas você já viu uma foto da Terra tirada por alguém está fora da Terra, no Espaço. Certamente você percebeu que a Terra está, digamos assim, flutuando no Espaço, contudo sem cair, sem colidir com outros astros, sem ser consumido pelo calor do Sol ou resfriado pelo distanciamento dele. Quem sustenta a Terra e toda a ordem criada - O nosso Senhor. Os Salmos estão repletos de jubilosas expressões do poder de Deus refletida na natureza (Sl.19.1; 50.1; 68.33; 150.1). Os profetas também reconhecem o poder de Deus expresso na criação (Is.40.26; Jr.10.11,12; 27.5; 32.17). Os discípulos de Jesus quando O viram acalmar uma grande tempestade ficaram maravilhados com o domínio e poder que Jesus exercia sobre toda a criação (Mc.4.35-41). O Senhor, nosso Deus, é incrivelmente poderoso. Cabe aqui um alerta, não desvirtuemos a nossa adoração ao olharmos para a criação. Quem é digno de ser adorado é o Artista, o Criador, e não a obra de arte, a criação. Quando você estiver diante da criação de Deus, lembre-se de que Ele é quem sustenta todas as coisas da ordem criada, pois é Todo-Poderoso.

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I SM.1.1-2.10

1. Não deveria, neste momento, restar dúvidas de que Deus é Todo-Poderoso. Os muitos textos bíblicos que lemos até aqui são suficientes para crermos na onipotência de nosso Deus. Por isso, hoje, gostaria de refletir contigo num belíssimo texto das Escrituras Sagradas. Em I Sm.1.1-2.10 vemos a história de Ana, uma mulher temente ao Senhor e que sofria por não poder ter filhos. Porém, em determinado momento da sua vida Deus interveio de forma poderoso e permitiu que uma estéril viesse a dar a luz a um filho, Samuel. Nascido o seu filho Ana ora e em toda a sua oração é nítida a certeza dessa serva do Senhor que Ele é o Deus Todo-Poderoso que trouxe conforto a sua angústia permitindo que ela tivesse um filho amado. O caráter onipotente de Deus nos auxilia a encontrarmos conforto em meio as duras realidade de nossa vida. Não estou sendo triunfalista aqui e nem queria que você fosse. Mas gostaria de inculcar em ti que Deus é poderoso para guardar e cuidar de sua vida em cada mínimo detalhe, protegendo a sua vida de sua família, livrando de situações dolorosas, sustentando em meio a dar e o sofrimento, pois justamente Ele é poderoso para confortar e consolar. Deus não é só poderoso ao criar, Ele também é poderoso ao cuidar como um Pai. Que grande verdade essa! Foi assim que Ana considerou e adorou a Deus. Neste momento, gostaria que você alistasse quais foram as situações onde a poderosa mão de Deus trouxe conforto e consolo para sua vida. Se você está passando por uma situação dura, não se esqueça dessa verdade.

Sexta-feira

1. Hoje gostaria de propor dois exercícios para você. O primeiro é algo que já temos feito. Escreva uma oração ao Senhor que exalte o caráter onipotente de Deus. Pode ser uma frase, um poema, uma canção. O segundo, gostaria que você considerasse o que o Deus que é Todo-Poderoso tem haver com: 1. a sua salvação; 2. a sua esperança futura; 3. a sua vida de santificação. Não coloque algo como: "tem tudo haver!". Não considere biblicamente, encontre textos bíblicos que mostrem como Deus a onipotência de Deus está intimamente relacionada com estes aspectos de nossa vida. Considere ler o livro de Efésios!

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios