Home / Recursos / Estudos / Sabedoria
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
03/09/2013

SabedoriaImprimir

ATRIBUTOS DE DEUS - SABEDORIA

Nós somos extremante orgulhosos de nossos conhecimentos. De fato, precisamos reconhecer que o desenvolvimento tecnológico das últimas décadas foi assombroso. Do andar em charretes a alcançar a lua, das cartas às conversas wireless, do fogo e fogão ao forno micro-ondas, tudo faz parte deste alucinante crescimento do conhecimento que nos cerca. Entretanto, não deveríamos confundir conhecimento com sabedoria bíblica. Como John Feinberg diz, "a sabedoria divina é um aspecto da onisciência divina" e nesse sentido deve haver certo grau de conhecimento para haver sabedoria. Todavia, o simples conhecimento não torna ninguém sábio. Durante esta semana meditaremos neste atributo de Deus - A Sabedoria. Com completa humildade nos voltemos para este Deus todo sábio. Soli Deo Gloria.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE SL.104; JÓ.38.1-42.6; PV.16.1, 19.21

1. Antes de olharmos para a sabedoria divina, gostaria de dar uma breve definição do que significa sabedoria bíblica: "A sabedoria é o poder para ver e a capacidade para escolher o alvo melhor e o mais elevado, juntamente com os meios corretos para atingi-lo" (J. I. Packer). Quando olhamos para a sabedoria divina estamos nos referindo a perfeita conjugação entre o conhecer (onisciência) e o executar (onipotência) para o fim maior (Sua glória) com os meios corretos (sem violar o Seu caráter). Deus jamais agirá sem sabedoria. Todas as suas ações são sábias. Portanto, o cuidadoso observar da criação divina revela a Sua sabedoria (Sl.104), bem como os feitos nas vidas dos Seus servos (Jó.38.1-42.6). Os planos humanos podem ser frustrados, mas jamais os planos de Deus, pelo fato de terem sido planejados pela mente que é Toda-Sábia (Pv.16.1; 19.21). Ao observarmos este conceito de sabedoria e olharmos para os feitos de Deus devemos nos sujeitar a este Deus Sábio e viver na dependência dEle. Como você pode observar a sabedoria de Deus em sua vida e no seu cotidiano? Aliste. Depois disso, louve ao Senhor por Ele ser sábio.

Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE PV.1.7, 20-33; 2.6-8; 11.2; SL.119.98,99

1. Sendo o ser humano criatura de Deus, feito a Sua imagem e semelhança, foi lhe dado o privilégio de desfrutar da sabedoria divina. Infelizmente devido a queda temos a nossa sabedoria corrompida pelo pecado. Sendo assim, a verdadeira sabedoria que conduz a piedade quando corrompida conduz a impiedade. A capacidade de avaliarmos as situações e decidirmos de modo a glorificarmos a Deus foi corrompida para glorificarmos a qualquer outra criatura e não a Deus. Contudo, aos que creem em Cristo está disponível a possibilidade de revivermos esta vida de sabedoria como Deus a havia planejado antes da queda. Você que crê em Cristo como o seu salvador tem a oportunidade de viver em sabedoria. A sabedoria é para aqueles que temem ao Senhor (Pv.1.7; 2.6-8). A sabedoria está disponível para aqueles que respondem ao convite dela e dessa forma evitam a tolice e a insensatez (Pv.1.20-33). A sabedoria está com os humildes (Pv.11.2). A sabedoria está intimamente relacionada com a humildade, pois aquele que decide seguir o conselho do Senhor e viver uma vida de piedade precisa reconhecer sua própria incapacidade e isso requer uma humildade enorme. Isso, pelo simples fato de acharmos que somos as pessoas mais capazes para lidarmos com as nossas vidas. Porém, vimos que isso é mentira. Deus é aquele cujos planos e sabedoria são superiores aos nossos e, portanto, seguir os seus conselhos requer humildade. A sabedoria está com aqueles que conhecem a tua lei (Sl.119.98,99). O constante estudar a Palavra do Senhor e meditar nestes ensinos torna o indivíduo sábio. Não há sabedoria bíblica, longe da Palavra do Senhor. Você é sábio? Ou melhor, você deseja a sabedoria? Quais são os passos que você tem dado se tornar mais sábio? Descreva.

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE I RS.3.3-28 ; DN.1.1-21

1. Nas Escrituras existem diversos exemplos de sabedoria que poderíamos citar. Dentre estes muitos exemplos, escolhi dois que me chamam muito a atenção. O primeiro exemplo é o do rei Salomão. O rei Salomão amava o Senhor e diante da possibilidade que Deus havia lhe dado de escolher qualquer coisa, Salomão escolheu a sabedoria (I Rs.3.6-9). Deus se alegra daqueles que clamam por sabedoria para poder conduzir os seus dias e agir com justiça e equidade. A resposta do Senhor foi favorável a Salomão e Deus lhe concedeu toda a sabedoria necessária para julgar e conduzir a nação de Israel. Como isso fica evidente? Na maneira como ele lida com duas mães que brigam por um único filho (I Rs.3.16-28). Quem de nós pensaria em separar a criança ao meio? Creio que ninguém, dado ao absurdo que isso se constitui aos nossos olhos. Mas como a sabedoria divina é diferente da nossa, ela é perfeita! O segundo exemplo é Daniel. Daniel e seus amigos tinham um forte temor ao Senhor e não queriam se contaminar com nada que procedesse do rei (Dn.1.8), portanto decidiram não comer das finas iguarias. Contudo, isso poderia custar à vida deles e a vida do chefe dos eunucos (Dn.1.10). Como agir? A sabedoria de mostra quando Daniel propõe uma alternativa aos banquetes reais e pede um tempo para verificação dos resultados (Dn.1.12-15). O resultado das ações de Daniel permitiu que toda a alimentação real fosse alterada. Vemos que o próprio Deus concedeu sabedoria a estes jovens para se portarem no mundo sem se contaminar com ele (Dn.1.17). Aliste ao menos mais dois exemplos bíblicos de homens e mulheres sábios.

Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE HB.5.14

1. A sabedoria de Deus está disponível a todos nós. Olhando para os exemplos de ontem e a forma como Deus é sábio e executa os Seus planos em nossas vidas reflita: Você já pensou que existem alternativas sábias para você não se contaminar com o mundo mesmo vivendo nele? Aliste quais poderiam ser estas alternativas nas áreas que são mais nevrálgicas em sua caminhada cristã. Quantas vezes você clamou por sabedoria a Deus diante de decisões importantes que você tinha que tomar? Diante de decisões importantes em sua vida quais são as suas ações? Aliste-as. Agora veja se há sabedoria bíblica nessas ações. Lembre-se que parte da sabedoria é discernir entre o bem e o mal (Hb.5.14). Se conseguir memorize este texto.

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios